Milão: elegância e sofisticação
Sossego na ilha movimentada
Chapada dos Guimarães sobre rodas
Seca do rio Tapajós forma o 'Caribe amazônico'
Parque Nacional no Mato Grosso, que preserva fauna e flora do cerrado é destino ideal para viagem de carro ou de moto
Localizado a cerca de 50 quilômetros de Cuiabá (MT), o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um verdadeiro paraíso do turismo ecológico. Sua área de 33 mil hectares conserva amostras importantes da fauna e da flora do cerrado.
Fundamental para conhecer todas as atrações é alugar um veículo em Cuiabá, ou fazer uma viagem de moto pela região. Afinal, os principais pontos turísticos do parque são distantes uns dos outros, e sobre rodas fica mais fácil para conhecer tudo.
Uma dica é começar pela atração que é uma espécie de cartão postal da chapada: a Cachoeira Véu da Noiva, que fica bem próxima à entrada principal do parque e tem fácil acesso por uma trilha de cerca de 600 metros.
A queda d’água com 86 metros de altura é cercada por um paredão de arenito em um vale em forma de ferradura. Vale reservar um tempo para avistar aves como araras vermelhas, que fazem seus ninhos e voam pelo vale. Se estiver disposto a caminha cerca de 1 quilômetro, é possível conhecer ainda outras duas quedas d’água - dos Namorados e Cachoeirinha.
No caminho, que segue pela Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), não deixe de fazer uma parada no mirante do Portão do Inferno para admirar as formações que rodeiam o local e mais parecem torres de Pedra.
Mais alguns quilômetros à frente, chega-se à cidade da Chapada dos Guimarães, que dá nome ao parque, criado em 1989. Aproveite para almoçar por ali. Há diversos restaurantes de comida caseira em conta e servida em panelas de ferro, o que dá um sabor especial.
Uma dica é o restaurante Morro dos Ventos, próximo ao Mirante do Centro Geodésico da América do Sul - local bem ‘no meio’ do continente. Além da comida boa, a vista é de tirar o fôlego.
Já descansado, reserve o dia seguinte para trilhas e passeios guiados - que exigem um guia credenciado no parque. Há circuitos que visitam as cavernas e demais cachoeiras da região, onde são permitidos banhos para se aliviar do calor extremo do Centro-Oeste.
Dicas
Cuiabá é a porta de entrada para visitar a chapada e conta com aeroporto e locadoras de veículos. Mas, o ideal é se hospedar na cidade de mesmo nome ou ainda na região do Lago do Manso, onde há várias pousadas e até um resort all-inclusive, o Malai Manso, boa opção para se hospedar com crianças.
A melhor época para conhecer o parque é entre julho e outubro, quando chove menos, mas podem ocorrer incêndios. Não esqueça o protetor solar e roupas adequadas se for se aventurar pelas trilhas e cachoeiras da região.
© Copyright DESTAK
Todos os direitos reservados.
DESTAK EDITORA S.A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa. Copyright – Termos de uso.