As duas estão entre as seis distribuidoras de energia elétrica hoje administradas pela Eletrobras e que serão leiloadas.
De acordo com o deputado, o objetivo da medida é "preparar" as empresas para serem privatizadas.
União pagou R$ 565 milhões em dívidas atrasadas de estados em janeiro
GM interrompe produção em Gravataí por três meses
Primeiro leilão de portos já tem data marcada
Programa dos Correios facilita acordo com devedores
Aprovação pela Câmara de penduricalhos na proposta que libera venda de distribuidoras da Eletrobras, vai pesar no bolso dos brasileiros, estima Abrace
A aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que destrava a venda das distribuidoras da Eletrobras do Norte e Nordeste, vai pesar no bolso do brasileiro.
O impacto será de R$ 7,55 bilhões por ano, o que representará aumento médio de 5,2% nas tarifas de energia, incluindo residências e empresas. A estimativa é da Abrace, que reúne grandes consumidores industriais e consumidores livres de energia.
O cálculo contempla penduricalhos incluídos de última hora no projeto, como a isenção do pagamento de conta de luz para famílias de baixa renda com consumo de até 70 kilowatts-hora (kWh) e a autorização para que duas distribuidoras que atuam na Região Norte repassem seus custos com "gatos" aos consumidores.
O projeto ainda precisa ser aprovado no Senado e ser sancionado pelo presidente Temer antes de entrar em vigor.
"O projeto de lei era para facilitar a privatização das distribuidoras. Mas algumas emendas, como a da tarifa social e a questão das perdas de energia (gatos), ajudam a piorar o que já está muito ruim. Está se fazendo um canibalismo do setor elétrico, e o consumidor final é sempre quem paga a conta", afirmou Edvaldo Santana, presidente da Abrace e ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Baixa renda
Um dos penduricalhos foi a mudança na chamada tarifa social. Pela proposta, serão beneficiadas com a isenção do pagamento da conta de luz as famílias:
As duas estão entre as seis distribuidoras de energia elétrica hoje administradas pela Eletrobras e que serão leiloadas.
De acordo com o deputado, o objetivo da medida é "preparar" as empresas para serem privatizadas.
© Copyright DESTAK
Todos os direitos reservados.
DESTAK EDITORA S.A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa. Copyright – Termos de uso.