SUS contempla medicamento contra câncer de mama

0
SUS contempla medicamento contra câncer de mama
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Atualizado em 15/09/2022 por Pedro Moraes

A classe dos pacientes com câncer de mama vão ter englobado o medicamento Trastuzumabe Entansina. Presente na monoterapia, que responde ao método em que o processo de tratamento é realizado com somente uma droga ou procedimento, o método visa o tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença.

Na última segunda-feira (12), a Portaria que integra o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, comunicou o ministério.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2018, o número de mulheres que morreram de câncer de mama no mundo é de mais de 620 mil. O número total de novos diagnósticos ao ano alcança 60 mil, no Brasil.

Há cinco anos, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) diagnosticou 16.724 mortes em mulheres. No ano de 2018, o Brasil foi o quarto país com a maior incidência em câncer de mama e o quinto em mortalidade. Estima-se que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%, diz OMS.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui