Rússia criará uma corretora de criptomoedas estatal

0
Rússia criará uma corretora de criptomoedas estatal

As criptomoedas, na Rússia, circulam fora de qualquer tipo de regulamentação do estado. Por conta disso, são bilhões que todos os anos o país perde em impostos, de acordo com um líder do parlamento russo.

A Rússia está envolvida ativamente no processo de criação de uma corretora de criptomoedas que seja operada integralmente pelo estado. O projeto está sendo debatido na Duma, que é a sede do Congresso da Rússia, de acordo com informações de um portal de notícias locais, o Vedemosti.

Para que a corretora nacional pudesse funcionar legalmente, seria necessário fazer uma alteração na Lei Sobre Ativos Financeiros Digitais que está em vigor no país.

A reportagem do portal de notícias locais cita que uma fonte bastante próxima aos debates informou que, pelo menos por enquanto, o tema ainda não tem uma participação mais massiva de representantes do Ministério da Fazenda e nem do Banco Central da Rússia.

No entanto, ao mesmo tempo, a mesma fonte ouvida pelo jornal diz que a primeira ideia é preparar um documento em que seja levado em conta todas as preocupações do mercado para que, depois, seja possível enviá-lo para análise dos membros do governo. Apenas depois disso é que entrariam no debate tanto o Ministério da Fazenda quanto o Banco Central do país.

Um membro do Comitê de Política Econômica, da Duma, Sergey Altukhov, falou que o projeto é urgente, sobretudo porque não faz qualquer sentido dizer que as criptomoedas não existem. O problema, agora, é que elas circulam em um grande fluxo sem qualquer regulamentação do Estado. Dessa forma, são bilhões de rublos em receitas e orçamento que são perdidos, uma vez que não há qualquer taxação sobre essas movimentações financeiras.

Saiba mais: FTX: Amazon vai tornar série o colapso da corretora, que trará Irmãos Russo para a adaptação

Putin assina uma nova lei sobre criptomoedas que pode mudar o cenário dessas operações na Rússia

Ainda no mês de julho, Vladmir Putin assinou uma nova lei que proibia a circulação de criptomoedas, tal como o Bitcoin, como formas de pagamento, conforme revelou, na época, o site de notícias governamentais RBC.

Com essa nova lei em vigor, as empresas e instituições financeiras que atuam no país estão, então, obrigadas a recusar qualquer tipo de transação em criptomoeda como substituição monetária. Ou seja: apenas as formas legalizadas de repasses em dinheiro podem ser utilizadas no país para adquirir um bem ou qualquer tipo de item.

A proibição de transações com criptomoedas foi feita um mês depois que o Parlamento da Rússia, a Duma, ter aprovado em uma primeira votação um projeto de lei que estabelecia obrigações para quem operasse com criptomoedas no país.

Essa movimentação de criação de novas barreiras para o destemido e irrefreável avanço das criptomoedas na Rússia teve início ainda neste ano, quando o Ministério das Finanças fez o envio de uma proposta de regulamentação do setor, que foi rechaçada.

Saiba mais: NFT: Cristiano Ronaldo lança coleção com benefícios impressionantes para seus fãs

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui