Podem Outras Corretoras de Criptomoedas Colapsar Como a FTX?

0
Podem Outras Corretoras de Criptomoedas Colapsar Como a FTX?
Silver Dash coin in sand, conceptual image for lost and found valuable cryptocurrency coins that are standing the test of time.

Atualizado em 18/01/2023 por Redação

Uma corretora de criptomoedas é uma empresa que disponibiliza serviços de compra, venda, e armazenamento de criptomoedas a seus clientes, permitindo ainda (em alguns casos) a troca de criptomoedas por outros ativos, como outras moedas digitais ou dinheiro convencional.

Existem várias corretoras de criptomoedas em atividade, e algumas são mais conhecidas do que outras. Contudo, podem os investidores confiar em corretoras de criptomoedas após o colapso da FTX? Ou será que esta tragédia econômica irá definir para sempre o futuro das corretoras cripto?

O que aconteceu com a FTX?

A FTX era uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, com uma avaliação que chegou a atingir os 32 biliões de dólares (mais de 166 biliões de reais). A empresa estado-unidense merecia a confiança de vários investidores e se tratava de uma das corretoras cripto com melhor reputação do mercado. No entanto, o sonho da FTX colapsou em novembro de 2022, quando a empresa foi forçada a declarar bancarrota após assumir uma crise de liquidez. Pouco tempo depois, o antigo presidente da FTX, Sam Bankman-Fried, foi preso nas Bahamas devido à suspeita de vários crimes financeiros.

Os sinais de alarme começaram a fazer-se sentir no início do mês de novembro, quando a Binance (uma empresa rival da FTX) decidiu vender todos os seus tokens FTT. Notícias de uma eventual aquisição começaram a circular na imprensa especializada, até que uma crise de liquidez gerou pânico entre os clientes da FTX. Subitamente, os investidores perceberam que as suas criptomoedas não se encontravam realmente salvaguardadas, e que a FTX não conseguiu encontrar o capital líquido necessário para satisfazer todos os pedidos de levantamento.

Mais tarde, órgãos de comunicação estado-unidenses como a CNBC anunciaram o colapso da FTX.
A tragédia afetou todos os que estavam envolvidos com a empresa e teve um impacto ainda maior no resto do mercado, dando origem a um clima de dúvida e pessimismo. Afinal, se uma corretora de criptomoedas tão estabelecida como a FTX colapsou, será seguro confiar em qualquer outra corretora cripto?

É seguro investir em criptomoedas?

As criptomoedas são um instrumento financeiro muito volátil, cujo preço oscila rapidamente ao longo do tempo. Isso significa que as moedas digitais podem fazer com que investidores ganhem muito, mas também percam muito dinheiro num curto período. Por este motivo, as criptomoedas são um investimento menos seguro (no sentido em que supõe um número mais elevado de risco) do que outros ativos financeiros como ações ou comodidades.

Para além do risco acrescido, as criptomoedas podem ser difíceis de armazenar ou trocar por dinheiro convencional. Tal torna-se ainda mais complicado após o colapso da FTX, que fez com que muitos investidores olhassem com desconfiança para outras corretoras cripto líderes de mercado.
Aqueles que estão habituados a negociar online com instrumentos altamente voláteis podem continuar a investir nestes (ou, mais concretamente, na sua avaliação—não em criptomoedas diretamente) em plataformas como a easymarkets.com através de CFDs, ou contratos por diferença, ainda que a supracitada volatilidade e alavancagem usadas neste tipo de operação sejam dois riscos que não devem ser negligenciados, sendo por isso não recomendáveis a traders inexperientes. Este tipo de plataformas online também disponibilizam acesso a vários outros mercados, como o Forex, o mercado de ações, ou o mercado de comodidades.

Os maiores desafios do mercado das criptomoedas

A falta de liquidez, comprovada pelo caso do colapso da FTX, é sem dúvida um dos maiores problemas do mercado das criptomoedas. Como existem menos compradores para moedas digitais do que para outros instrumentos financeiros mais bem estabelecidos (como ações), a possibilidade de não encontrar compradores num período de grande atividade do mercado é muito mais forte. Mas quais são os outros grandes desafios do mercado das criptomoedas?
Regulação: Os dias do “velho oeste” das criptomoedas podem estar a chegar ao fim, com cada vez mais entidades oficiais procurando limitar a atividade dos investidores de cripto. O caso mais urgente é o da China, que baniu a prospecção (mining) de criptomoedas em junho de 2021, mas outros países também já tomaram ou estão se preparando para tomar ação.
O papel dos influencers: Criptomoedas estão na moda e ajudaram a popularizar muitos influencers. Contudo, ao contrário do preço de outros ativos financeiros, o preço das moedas digitais ainda é muito suscetível àquilo que os influencers dizem e fazem. Um mero tweet de Elon Musk, por exemplo, pode causar uma rutura (ou uma sobrevalorização) no valor de uma criptomoeda.
Investidores gananciosos: Em um mercado onde a liquidez já é um problema, tudo se agrava quando investidores gananciosos usam demasiado alavancamento (leverage) ao investir em criptomoedas. A dívida excessiva associada a estes ativos pode gerar problemas graves no futuro.

Mas afinal, podem outras corretoras de criptomoedas colapsar?

Infelizmente, não existe uma resposta óbvia. Por um lado, sim, claro que outras corretoras cripto podem colapsar; afinal, foi precisamente isso que aconteceu com aquela que era, supostamente, uma das corretoras cripto de maior reputação em todo o mundo. Contudo, isso não significa que não existam corretoras de criptomoedas seguras e de confiança à disposição dos investidores.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui