Neonazistas são alvos de operação da PF

0
Neonazistas são alvos de operação da PF
Foto: Reprodução/Vídeo

Atualizado em 05/06/2023 por Pedro Moraes

Mandados de busca e apreensão estão em execução, nesta sexta-feira (2), por parte da Polícia Federal (PF), após expedições da 1ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Linhares (ES). Os alvos são componentes de grupo neonazista formado em aplicativo de mensagens, de acordo com informações divulgadas pelo portal Metrópoles.

No último dia 25 de novembro, um menor de idade invadiu duas escolas na cidade de Aracruz (ES) e efetuou vários disparos com arma de fogo, o que gerou a morte de quatro pessoas e deixou outras 13 feridas.

Ainda conforme a publicação, o menor, na ocasião, foi apreendido, a partir da atuação da Polícia Civil de Espírito Santo (PC-ES) e a investigação foi compartilhada mediante autorização judicial com a Polícia Federal.

Dessa maneira, ficou constatado que o menor infrator participava de grupo de chat e canal de aplicativo de mensagem nos quais os membros compartilhavam material de Extremismo Violento Ideologicamente Motivado (EVIM) com divulgação de materiais desde tutoriais de assassinato à fabricação de artefatos explosivos.

No decorrer da investigação, a corporação entendeu que os arquivos de conteúdo de extremismo violento encontrados no celular do menor foram baixados do canal do aplicativo que ele participava.

Juntamente a isso, o uso da cruz suástica na vestimenta do menor no momento do ataque exibe a influência de ideologia neonazista adquirida pelo grupo de aplicativo. A Polícia Federal também identificou dois integrantes que interagiam com publicações com teor racista e antissionista.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui