Mickey Mouse, versão clássica, domina o mercado de NFTs após expiração de Direitos Autorais

0
Mickey Mouse, versão clássica, domina o mercado de NFTs após expiração de Direitos Autorais

Atualizado em 02/01/2024 por Ana Luiza

A emblemática versão antiga do personagem Mickey Mouse, da Walt Disney Company, alcançou o topo das tendências de 24 horas no marketplace OpenSea após entrar em domínio público, marcando uma reviravolta significativa no cenário de NFTs.

Em 1º de janeiro, a icônica versão do Mickey, apresentada no curta-metragem “Steamboat Willie” de 1928, entrou em domínio público nos Estados Unidos, uma vez que a proteção de seus direitos autorais atingiu o limite legal de 95 anos. Esse curta-metragem foi o primeiro a apresentar o adorado personagem da Disney.

Após quase um século de controle exclusivo, a Disney viu três coleções de NFTs associadas à versão clássica do Mickey dominarem as primeiras posições na lista de tendências de 24 horas do OpenSea. A coleção “Steamboat Willie Public Domain 2024” conquistou o primeiro lugar, registrando um volume de negociação de cerca de US$ 1,2 milhão. Seguiram-se as coleções “Steamboat Willie” e “Steamboat Willie’s Riverboat” em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Além de liderar as tendências de 24 horas, a coleção “Steamboat Willie Public Domain 2024” também se destacou, conquistando a sexta posição nos rankings gerais do OpenSea durante o mesmo período, ao lado de renomadas coleções como Bored Ape Yacht Club (BAYC) e Pudgy Penguins. A coleção “Steamboat Willie” assegurou a oitava posição nessa lista de destaque.

A despeito da expiração dos direitos autorais sobre essa versão pioneira do amado mascote, a Disney fez questão de enfatizar que as versões modernas do Mickey Mouse permanecem resguardadas pela lei de direitos autorais. Em comunicado à CNN, um porta-voz da Disney afirmou que a empresa “continuará a proteger” seus direitos sobre as iterações contemporâneas do Mickey e outras obras ainda sob a vigência dos direitos autorais. A empresa reafirmou seu compromisso em salvaguardar os consumidores contra confusões decorrentes de usos não autorizados do Mickey e de outros personagens icônicos da marca.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui