IPVA 2023 SP: datas, valores e como pagar

0
IPVA 2023 SP: datas, valores e como pagar
Foto: Divulgação

Atualizado em 11/01/2023 por Pedro Moraes

Quitas à vista e com desconto de 3% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023 para os veículos com final de placa 1 pode ser uma boa saída para os condutores brasileiros. Mas o prazo final está agendado para esta quarta-feira (11). Essa opção possui sinal de atratividade, visto que apresenta um rendimento maior que o da poupança, por exemplo.

Nesse sentido, a consulta do valor pode ser realizada em toda a rede bancária tal qual diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. O aproveitamento do benefício, os proprietários precisam ter atenção especial às datas de vencimento.

Em resumo, neste ano, para não gerar confusão nos contribuintes que quitam o imposto de forma parcelada, a Sefaz-SP escolheu deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês. Acima de tudo, a placa 1, por exemplo, possui vencimento em 11 de janeiro, 11 de fevereiro, 11 de março, 11 de abril e 11 de maio.

Caso o vencimento ocorra no final de semana ou feriado, o pagamento precisa ser feito no próximo dia útil, seguindo a regra geral do processo civil. Acima de tudo, em 2023, é possível pagar o imposto em até cinco vezes. Dessa forma, o proprietário de veículo com final de placa 1 que optar pelo pagamento parcelado precisa efetuar a quitação da primeira cota também até quarta-feira (11).

Ainda para este ano, a novidade é que, a depender do valor do IPVA, o sistema vai calcular automaticamente o número de parcelas: em três, em quatro ou em cinco parcelas, iguais e consecutivas, uma vez que o valor mínimo por cota corresponda a R$ 68,52 (duas Ufesps – Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Para efetuar o pagamento, é preciso apenas se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e fazer o recolhimento do tributo, por meio dos terminais de autoatendimento ou nos guichês de caixa. O pagamento pode ser feito também pela internet, ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA pode, ainda, ser pago em casas lotéricas.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui