Investidores brasileiros em criptomoedas estabelecem novos recordes

0
Investidores brasileiros em criptomoedas estabelecem novos recordes

Atualizado em 09/08/2023 por Ana Luiza

O mercado de criptomoedas no Brasil tem vivenciado um boom sem precedentes, com o número de investidores e empresas negociando ativos digitais atingindo níveis recordes no mês de junho, de acordo com dados divulgados pela Receita Federal.

O crescente interesse nesse mercado em constante evolução tem chamado a atenção de especialistas e analistas, gerando debates sobre os fatores que impulsionam esse fenômeno e suas implicações para o cenário econômico do país.

Crescimento Explosivo de Investidores em Criptomoedas

Em um marco histórico, mais de 3,2 milhões de pessoas físicas e 89 mil pessoas jurídicas participaram ativamente do mercado de criptomoedas em junho, marcando um aumento substancial em relação aos números anteriores.

Antes desse impressionante recorde, o maior número registrado de pessoas físicas envolvidas em transações com criptomoedas havia sido de 2.016.684, registrado em abril deste ano. Isso significa que o número de investidores ativos em junho superou em 60% o recorde anterior, um salto de mais de 1 milhão em termos absolutos.

Não apenas os investidores individuais contribuíram para esse aumento fenomenal, mas as empresas também ingressaram no mercado de ativos digitais em números sem precedentes.

Em maio, 83.851 CNPJs estavam ativos no setor de negociações com criptomoedas no Brasil, representando um recorde na época. No entanto, em junho, esse número cresceu ainda mais, atingindo 89.096 empresas, refletindo um aumento de 6% em relação ao mês anterior.

Essa tendência culminou em um total de mais de 3,3 milhões de investidores de criptomoedas no Brasil, estabelecendo um novo recorde desde a implementação da Instrução Normativa nº 1888, em agosto de 2019.

Esse marco não apenas demonstra o crescente interesse dos brasileiros em ativos digitais, mas também aponta para uma evolução significativa do mercado financeiro nacional.

Crescimento Significativo no Primeiro Semestre de 2023

A análise comparativa dos números entre o primeiro semestre de 2022 e 2023 revela um aumento impressionante no número de investidores brasileiros interagindo com criptomoedas.

Nos primeiros seis meses de 2022, a média mensal de investidores de varejo envolvidos em negociações com ativos digitais foi de 755.717. Entretanto, no mesmo período deste ano, essa média saltou para 1.905.435, representando um aumento de 152% em relação ao ano anterior.

Essa tendência de crescimento também se refletiu nas empresas, com o número médio mensal de CNPJs envolvidos em negociações de criptomoedas aumentando de 22.415 no primeiro semestre de 2022 para 68.237 no primeiro semestre de 2023, um crescimento notável de 204%.

Explorando as Razões por Trás do Crescimento

Fabricio Tota, diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin, oferece insights valiosos sobre os fatores que podem estar impulsionando o crescimento vertiginoso de investidores de criptomoedas no Brasil.

Ele sugere que a inclusão de plataformas anteriormente não reportadas à Receita Federal pode ser uma explicação plausível para esse aumento significativo. A Instrução Normativa nº 1888 tornou obrigatório que as exchanges nacionais relatem todas as transações com criptomoedas realizadas em suas plataformas, o que pode ter contribuído para uma visão mais abrangente e precisa do cenário do mercado.

Diversificação de Ativos Digitais

Uma análise mais profunda das transações de ativos digitais revela tendências interessantes. Enquanto os volumes de negociação de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) apresentaram quedas de 46% e 65%, respectivamente, entre os primeiros semestres de 2022 e 2023, as stablecoins emergiram como uma opção de investimento cada vez mais popular. O Tether USD (USDT), em particular, registrou um aumento surpreendente de 80% no mesmo período.

Em um ambiente onde a volatilidade é uma preocupação constante, a crescente preferência por stablecoins sugere uma busca por maior estabilidade e proteção contra flutuações extremas de preços.

Perspectivas Futuras

À medida que o mercado de criptomoedas no Brasil continua a evoluir e atrair um número crescente de investidores individuais e institucionais, será fundamental monitorar de perto as tendências, os desenvolvimentos regulatórios e as inovações tecnológicas que moldarão o futuro desse cenário financeiro em constante mutação.

O cenário global das criptomoedas também pode influenciar o panorama local, exigindo uma abordagem cautelosa e informada para garantir uma participação saudável e sustentável nesse mercado emocionante, porém desafiador.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui