Inep publica resultado do Enade

0
Inep publica resultado do Enade
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Atualizado em 13/09/2022 por Pedro Moraes

O resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 já foi publicado e pode ser consultado pelos coordenadores de cursos das instituições de ensino superior. De acordo com especialistas do Ministério da Educação (MEC), os dados possibilitam a identificação das áreas de conhecimento que podem ser melhoradas, tanto nas instituições públicas quanto nas privadas.

Inicialmente, esta é a primeira avaliação realizada depois da adoção de medidas de combate à pandemia de covid-19. Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade analisa o desempenho dos estudantes referente aos “conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação”.

Do mesmo modo, o exame avalia também habilidades dos estudantes “para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento”.

Os dados em questão podem subsidiar ações com o intuito de melhorar a qualidade das disciplinas oferecidas. Segundo o coordenador-geral de Controle de Qualidade da Educação Superior do Inep, Ulysses Tavares Teixeira, os critérios estatísticos adotados permitem que os coordenadores de curso identifiquem os conteúdos com melhor ou pior desenvolvimento nos cursos oferecidos, de forma a buscar seu aperfeiçoamento.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui