Ibge Alerta Que Censo 2020 Esta Ameacado Por Falta De Recursos Ref Sec Grupo3 Brasil

0
Ibge Alerta Que Censo 2020 Esta Ameacado Por Falta De Recursos Ref Sec Grupo3 Brasil

Atualizado em 06/04/2022 por Redação


IBGE alerta que Censo 2020 está ameaçado por falta de recursos
Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress

O Censo de 2020 está ameaçado por falta de verbas, mesmo depois do corte de perguntas na pesquisa feito pelo IBGE. A presidente do órgão, Susana Guerra, encaminhou ofício ao Ministério da Economia alertando que, se não for liberado mais dinheiro, “a operação censitária fica claramente inviabilizada”.

No documento, Susana lista uma série de despesas que não poderiam ser contratadas com o valor mais baixo do orçamento. Entre elas, estão a locação de veículos, diárias, passagens, software de gerenciamento e armazenamento de dados, e até água, luz e telefone dos postos de coleta das informações.

O ofício faz parte das discussões para o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2020, que será encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 31. Todos os anos, a equipe econômica envia previamente os limites de gastos que os órgão terão para o ano seguinte, chamado de referencial monetário.

Para o ano que vem, o Ministério da Economia, do qual Paulo Guedes é o titular, informou que o IBGE teria direito a R$ 2 bilhões, valor a ser usado no Censo 2020. O órgão afirma, porém, que são necessários R$ 2,3 bilhões para organizar a pesquisa e diz que esse valor é “o mínimo necessário à realização da operaçãocensitária”

Saber mais
Seleccione as palavras-chave em baixo para receber alertas por mail e na App do Destak

Não há posts para exibir