General Braga Netto tem 90% de chances de virar vice de Jair Bolsonaro

0
General Braga Netto tem 90% de chances de virar vice de Jair Bolsonaro

Atualizado em 17/04/2022 por Maria Clara

Jair Bolsonaro encara seu último ano como presidente do Brasil. O Bolsonaro filiou-se ao Partido Liberal (PL) em novembro de 2021 e afirmou que pretende continuar na presidência e que irá disputar a próxima eleição. Será que ele vai conseguir se reeleger para cumprir o segundo mandato?

O atual presidente da República ainda não revelou o nove do seu vice-presidente de chapa, mas declarações e atitudes apontam que esse candidato já tem nome e sobrenome. Ele revelou que seu próximo vice será alguém sem ambição de vir a ocupar o cargo de presidente.

A segunda e terceira pista que foi dada por Jair Bolsonaro é que seu próximo vice nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e que já tinha sido aluno de colégio militar. Como é de conhecimento público, o general do Exército Walter Souza Braga Netto nasceu em Belo Horizonte.

Outros motivos que nos levam a crer que ele foi o escolhido pelo presidente é o fato de publicamente os dois demostrarem que possuem uma boa relação. Foi no atual mandato de Bolsonaro que o general Braga Netto virou Ministro Chefe da Casa Civil, em fevereiro de 2020 – o que faz com que eles trabalhem juntos. Em março de 2021, o general Braga Netto foi nomeado Ministro da Defesa, cargo no qual continuou atuando até 31 de março de 2022.

Coincidentemente ou não, o general Braga Netto saiu do cargo de Ministro da Defesa seis meses antes do primeiro turno. Medida de tempo determinada pela lei eleitoral para aqueles que desejam se candidatar a presidente e a vice-presidente deixarem seus antigos cargos e empregos.

Para finalizar, o general também se filiou ao Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente. Ou seja, as chances são grandes de ele se tornar o vice de Bolsonaro. Afinal, o próprio presidente declarou na entrevista à rádio O Liberal, do Pará que há 90% de chances do general se tonar seu vice.

Porém, ele ainda não falou abertamente ao público o nome do Vice.

Conheça mais sobre a carreira de Walter Souza Braga Netto

Walter Souza Braga Netto foi admitido no Exército no ano de 1975, desde então, criou uma trajetórias forte e ocupou muitos cargos até chegar na área da política.

De 2005 a 2006 – no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – Braga Netto que até então era coronel, foi adido militar do Brasil na Polônia. Em 2009, ele se tornou general de divisão, mesmo ano que foi nomeado a chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste.

Em 2012, ele se tornou o representante militar do Brasil, nos Estados Unidos e no Canadá. Logo após, Braga Netto foi promovido a general de Exército.

Em 2013, assumiu a direção da Educação Superior Militar do Rio de Janeiro. 3 anos depois, em 2016, ele foi o responsável por assegurar a segurança dos Jogos Olímpicos.

No governo de Michel Temer, em 2018, o general Braga Netto passou a comandar a Polícia Civil, os bombeiros, a Polícia Militar e a penitenciária do Rio de Janeiro. Cargo no qual ficou conhecido por suas meditas mais duras e pelo maior índice de pessoas mortas em confronto com a polícia.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui