Garimpeiros prendem crianças indígenas

0
Garimpeiros prendem crianças indígenas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Atualizado em 09/10/2023 por Pedro Moraes

Três indígenas foram amarrados em troncos de árvore por garimpeiros, em uma reservas na Terra Yanomami na região de Surucucu, em Roraima. Após as imagens viralizarem, o Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal (PF), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tiveram acessos pela Hutukara Associação Yanomami (HAY).

Na última terça-feira (19), os próprios garimpeiros, acusados de cometer a violência, gravaram o registro. Eles afirmaram que os yanomami furtaram celulares. Duas crianças e um adolescente aparecem nas imagens, segundo o portal g1.

“Tira o cartucho, tira o cartucho, traz o celular, traz o celular. Cadê o celular? Pode amarrar. Vá buscar os cartuchos da espingarda”, relatou um dos homens envolvidos na gravação.

Em outro registro, as mesmas pessoas continuam amarradas, porém em postes de madeira. As crianças pertenceriam à região de Hakoma, onde existem altos níveis de contaminação por mercúrio e presença elevada de garimpeiros.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui