Estudantes de pós-graduação no RJ podem ganhar extensão de bolsas

0
Estudantes de pós-graduação no RJ podem ganhar extensão de bolsas
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Atualizado em 13/06/2022 por Pedro Moraes

A Educação Superior conquistou um passo importante na última sexta-feira (10). O governador Claudio Castro (PL) expediu a Lei 9.713/22 que possibilita a estudantes de cursos de pós-graduação o acesso à permissão e ao acréscimo de bolsas ofertadas por instituições estaduais do Rio de Janeiro.

Complementadora à Lei 8.656/19, ela amplia o leque, já que, a priori, permitia o acesso restrito aos estudantes de cursos de graduação. Além disso, o auxílio vai ser estabelecido para o desenvolvimento de atividades de ensino.

As modalidades de bolsas de permanência, extensão, estágio externo e interno, iniciação à docência, iniciação científica e empreendedorismo também vão receber a reforço.

De forma acumulativa, bolsas de mestrado e doutorado aos alunos pesquisadores já beneficiados por contribuições atribuídas pelas universidades estaduais até a conclusão dos cursos também vão poder ser oferecidas, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj)

A princípio, os prazos de dois anos (24 meses) para o mestrado e de 48 meses, isto é, quatro anos, para o doutorado poderão ser dilatados por questões como licença maternidade ou de saúde.

“O apoio do Poder Público à pesquisa científica é estratégico para o desenvolvimento do estado e do país, objetivo que só será alcançado com o estímulo aos pesquisadores”, apontou o autor da proposta, o deputado Carlos Minc (PSB).

A coautoria da lei foi assinada pelos deputados André Ceciliano (PT) e Waldeck Carneiro (PSB).

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui