Datafolha: Confira como está a aprovação e a reprovação de Lula

0
Datafolha: Confira como está a aprovação e a reprovação de Lula
Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Atualizado em 03/04/2023 por Pedro Moraes

Os primeiros três meses de mandato da nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já exibe o atual panorama do gosto popular. Em números concretos, a aprovação gira em torno de 38%, quanto a reprovação está na casa dos 29%, como indica a pesquisa do Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, neste sábado (1°).

A comparação ao mesmo período do governo anterior, presidido por Jair Bolsonaro (PL), exibe a rejeição a Lula semelhante à registrada por Jair Bolsonaro (PL) em 2019. Em geral, essa marca iguala ao pior desempenho desde a redemocratização de 1985, envolvida por presidentes em primeiro mandato.

Isso porque a pesquisa sinaliza que 29% avaliam o governo ruim ou péssimo, contra 30% de Bolsonaro em 2019. Do mesmo modo, quando a comparação envolve seus mandatos anteriores, Lula perde nas suas duas gestões pelo Palácio do Planalto. Em 2003, ele recebeu aprovação de 43% com somente 10% de reprovação. Quatro anos depois, o índice bateu 48% de ótimo a bom, mas 14% dos entrevistados reprovaram o governo nos 90 dias.

Quando a comparação se estende aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Fernando Collor (PRN), Lula também apresenta números similares. FHC possuía 39% em 1995, assim como Collor, com 36%.

Acima de tudo, o Datafolha colheu os relatos de 2.028 pessoas, de 16 anos ou mais, em 126 cidades espalhadas pelo Brasil no período dos dias 29 a 30 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui