Melhores aplicativos de Corrida

Atualizado em 01/07/2022 por Thomas Madrigano

Hoje em dia, muitas pessoas querem fazer algum tipo de atividade física. Afinal, a pandemia de Covid-19 aumentou bastante o sedentarismo entre nós. Com a situação sendo normalizada, é preciso voltar – ou começar – a ter uma vida saudável. Felizmente, podemos contar com o auxílio dos melhores aplicativos de corrida para dar o pontapé inicial.

Correr é uma ótima pedida para quem quer ter uma vida mais ativa e saudável. Acima de tudo, é um exercício aeróbico e que traz muitos benefícios. Por isso, é extremamente indicado para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Assim, praticar exercícios de forma regular é uma decisão importante. E ela só trará benefícios para a saúde. Então, se você quer começar a correr, fique ligado neste artigo. Traremos boas dicas para você entrar com o pé direito.

Melhores aplicativos de Corrida

Mulher correndo ao entardecer
Foto: Pixabay

Muitos aplicativos de corrida estão se tornando cada vez mais populares. No entanto, como existem muitas opções, escolher uma pode não ser uma tarefa das mais simples.

Antes de passarmos aos melhores aplicativos de corrida, é preciso explicar como escolhê-los. Um dos principais detalhes a serem observados é a integração com outros aplicativos. Além, é claro, dos desafios que são apresentados e dos troféus para cada uma de suas conquistas. Isso torna a sua experiência muito mais completa e agradável. E, sobretudo, aumenta bastante a motivação.

A bem da verdade, alguns apps conseguem realizar o pareamento com outros dispositivos. Este é o caso de smartwatches que têm GPS. A vantagem é que, em vez de sair com o celular, você utiliza apenas o relógio. Desse modo, no fim do treino, as informações são compartilhadas e é possível vê-las de uma forma bem simples.

Como encontrar os Melhores aplicativos de Corrida?

Como mencionado, há, hoje em dia, muitas opções no mercado. Portanto, quais são as funcionalidades que os melhores aplicativos de corrida devem ter? Vamos à lista:

  1. Definição de metas: A definição de metas é importante e pode ser bastante motivadora. Assim, você define suas metas (que podem ser semanais ou mensais) e o aplicativo te ajuda a cumpri-las. Ou seja, ele vai te dar as melhores dicas para completá-las e notificar o seu progresso.
  2. Registro de atividades: Essa é uma funcionalidade básica para qualquer aplicativo. Afinal, o registro de atividades mostra como está o seu desempenho e traz o seu progresso. Por fim, se for do seu interesse, será possível traçar novas metas.
  3. Treino Intervalado: Este é outro recurso bastante comum em qualquer aplicativo de corrida. Entretanto, geralmente só está disponível para aquelas pessoas que assinam o app. O treino intervalado ajuda a alternar o ritmo da sua corrida ou ainda a realizar pequenas pausas.
  4. Treinador por voz: Outro recurso bastante comum na maioria dos aplicativos de corrida é o treinador por voz. Ele nada mais é do que um recurso de áudio que vai te mostrando o seu percurso. Além disso, pode te informar sempre que uma meta for atingida.
  5. Calculo de IMC: Mesmo não sendo tão comum em todos os aplicativos, alguns conseguem calcular o Índice de Massa Corporal (IMC). Utilizando esse cálculo, o aplicativo pode avaliar se você está no seu peso ideal, se precisa emagrecer ou ganhar massa.
  6. Calorias gastas: Outro recurso bem interessante é saber quantas calorias foram gastas durante a sua atividade. Isso é imprescindível para aquelas pessoas que querem perder ou manter o peso.

Lista dos Melhores Aplicativos de Corrida

Agora que destacamos alguns pontos importantes, está na hora de ver quais são os melhores aplicativos de corrida. Vamos conhecer algumas opções bem completas, para que você escolha a sua preferida.

FITAPP

Rotina Saudável com Treinos Combinados

Homem correndo e pessoas o cumprimentando. O FITAPP é um dos melhores aplicativos de corrida
Foto: Reprodução

Se você pretende queimar gordura ou perder peso, o FITAPP é o app ideal. Afinal, ele apresenta todas as funcionalidades básicas necessárias para que você cumpra seu objetivo.

Bem simples de usar, o aplicativo tem ainda um adicional. Com ele, é possível compartilhar seus progressos nas redes sociais, o que ajuda a incentivar seus amigos.

Esse aplicativo pode ser muito mais do que apenas uma ferramenta para corrida. Em primeiro lugar, ele apresenta um diário de saúde, que permite ao usuário ter uma visão geral das conquistas. Ademais, o app oferece treinos para perda de peso e ajuda para o aquecimento e relaxamento. Tudo isso para que as pessoas atinjam os melhores resultados.

Correr e Caminhar, GPS Monitor de Treinamento

Grave o seu trajeto, seus treinos e com gráficos para te ajudar

Logo do Correr e Caminhar, GPS Monitor de Treinamento, um dos melhores aplicativos de corrida
Foto: Reprodução

Esse aplicativo da Leap oferece um monitoramento completo, e você define suas metas semanais. Existe uma grande quantidade de treinos, inclusive intervalados, que são montados por preparadores físicos. Eles são focados na perda de peso e aprimoramento do condicionamento físico.

O app ainda conta com monitoramento de estatísticas de suas corridas. Além disso, seus trajetos são gravados por meio de GPS. Os gráficos são claros e com análises bem detalhadas. Assim, o app ajuda bastante no emagrecimento, já que indica quantas calorias foram queimadas e faz a comparação de desempenho.

Sportractive

Mulher correndo em um local arborizado
Foto: Reprodução/Facebook Sportractive

Análise dos treinos, com acompanhamento de seu corpo e sua medida

O Sportractive é um app voltado para as mais diferentes atividades físicas, não só para a corrida. Afinal, ele serve para caminhadas e até para o ciclismo. Esse app tem uma vantagem, que é a visualização de diversos fatores durante as suas atividades. Ele indica as calorias queimadas e a sua frequência cardíaca. Sobretudo, oferece gráficos e tabelas bastante detalhados para facilitar a tomada de decisão.

Um ponto bastante interessante desse app é que existe a possibilidade de visualizar os registros dos seus treinos. Desse modo, ele traz estatísticas bastante interessantes, que podem te auxiliar a melhorar seu desempenho. Um diferencial é que, além de monitorar seus treinos, ele também possibilita ao usuário colocar suas medidas e seu peso. Essas informações são fundamentais para indicar o caminho para emagrecer. Além disso, o app ajuda a enxergar os resultados, conforme o corpo vai ficando cada vez mais enxuto.

Zeopoxa Corrida & Jogging

Bastante Completo e Gratuito

Tela do app Zeopoxa. Este é um dos melhores aplicativos de corrida
Foto: Reprodução/Site Zeopoxa

O Zepoxa Corrida & Jogging é o aplicativo de corrida ideal para as pessoas que querem informações completas. Dessa forma, além da função destinada à corrida, ele mostra dados como IMC, calorias queimadas e outros dados importantes.

Para os corredores, ele tem as informações básicas para o treino: ritmo atual, ritmo médio, tempo, elevação, distância, entre outros. Em suma, esse app de corrida é bastante completo. Acima de tudo, consegue contribuir com o monitoramento e com a evolução de todos os seus treinos.

Sports Tracker

Para quem busca analisar seu desempenho

Pessoas praticando esportes
Foto: Reprodução/Facebook Sports Tracker

Outro aplicativo bastante útil de corrida é o Sports Tracker. Antes de tudo, ele apresenta funcionalidades para calcular a distância percorrida, duração e a velocidade. Outra característica bem interessante do app é que ele apresenta uma série de mapas diferentes para facilitar a sua visualização.

Além disso, o Sports Tracker consegue mostrar, de forma bastante didática, o seu progresso, de forma que você mesmo consiga entendê-lo. Assim, o aplicativo consegue importar e exportar dados, compartilhar fotos com seus amigos e com a sua rede social. É importante citar que o app também apresenta planos mais personalizados por assinatura.

MapMyRun

Treinos personalizados e melhores rotas de treinamento.

Mulher correndo com logotipo da MapMyRun na frente. Este é um dos melhores aplicativos de corrida
Foto: Reprodução/Facebook MapMyRun

O MapMyRun foi construído para descobrir novas rotas de corrida e conseguir resultados cada vez melhores. Então, ele faz todo o mapeamento e registro de seus treinos. Outro ponto bastante interessante é que o app indica quando seu tênis deve ser trocado. Além disso, conta com um treinador por voz.

Esse aplicativo também consegue fazer com que sua atividade de corrida seja menos solitária. Afinal, é possível acompanhar as atividades de sua comunidade e de seus amigos. Isso ocorre por meio do compartilhamento de seus avanços, o que torna o app ainda mais motivador. No MyMapRun também é possível encontrar treinos personalizados e planos que se adaptam ao seu condicionamento físico, conforme você vá progredindo.

Runkeeper

Registro de atividade e Treinos intervalados

Homem correndo
Foto: Reprodução/Facebook Runkeeper

Provavelmente o aplicativo de corrida mais popular é o Runekeeper. Este app é conhecido por registrar detalhadamente toda a sua atividade física. Dessa forma, permite que você visualize o seu progresso e desempenho de maneira bastante assertiva. Para completar, se você preferir, o app te entrega esses dados por meio de tabelas ou gráficos.

Outro ponto positivo é que, no Runekeeper, é possível criar metas e armazenar fotos que registrem os melhores momentos de seus treinos. Além disso, você pode registrar outras atividades físicas, como natação, ciclismo e trilhas. Por fim, app também permite adicionar intervalos para o aquecimento e uma maior variedade de treinos.

Nike Run Club

Seu treino com orientação por voz feito por atletas e treinadores

Pessoas correndo. O Nike Run Club é um dos melhores aplicativos de corrida
Foto: Reprodução/Facebook Nike Run Club

O Nike Run Club é um dos mais completos aplicativos de corrida, e entrega até três planos gratuitos com objetivos diferenciados. O app apresenta um recurso de treinador por voz que permite que atletas e treinadores da Nike te auxiliem a atingir as suas metas.

Ademais, essas metas podem ser mensais ou semanais, e variam entre distância, duração da corrida e velocidade. O app também tem a funcionalidade de sugerir quando o seu tênis deve ser trocado. Isso se dá de acordo com o cálculo da distancia percorrida. Por fim, o app consegue se comunicar com um smartwatch, o que facilita ainda mais o seu uso. Definitivamente, é um dos melhores aplicativos de corrida e vale a pena ser testado.

Runtastic

Intuitivo e apresentando planos de treinos distintos

Pessoas correndo
Foto: Reprodução/Facebook Adidas Runtastic

O Runtastic é um aplicativo de corrida da Adidas e é bastante funcional. Apresenta todas as funcionalidades básicas, como calcular a distância percorrida, tempo de treino e ritmos. Além disso, é possível sincronizar o aplicativo com o Android Wear 2.0. Assim, você pode deixar seu smartphone em casa.

Esse app conta com o cálculo de distância percorrida do seu tênis, sugerindo o momento em que ele deve ser trocado. É uma forma de o app ajudar seus usuários a não sofrerem lesões pelo desgaste do calçado. Isso evita que a saúde e o desempenho sejam afetados.

Bastante fácil de usar e intuitivo, ele também conta com treinador por voz e com uma grande variedade de treinos.

Strava

Dados avançados no app mais querido de corrida

Homem correndo. O Strava é um dos melhores aplicativos de corrida
Foto: Reprodução/Facebook Strava

Por fim, temos o aplicativo mais conhecido e querido pelos amantes da corrida e do ciclismo. Esse app possibilita o cálculo e monitoramento das distâncias percorridas. Assim, indica o seu ritmo, velocidade e até mesmo qual é o seu progresso durante os treinos.

Devido a essa forma de rastreio, ele consegue comparar o seu desempenho com os dos seus amigos. Isso permite, em outras palavras, que você siga atletas e uma comunidade virtual de corredores e ciclistas. Para algumas pessoas, essa funcionalidade pode ser bastante motivadora.

Por fim, também merece destaque a possibilidade de gravar seus treinos e acompanhar a sua frequência cardíaca. 

Melhores aplicativos de Corrida grátis

A boa notícia é que todos os aplicativos mencionados neste artigo são gratuitos. Embora o Sports Tracker ofereça planos personalizados por assinatura, ele também pode ser utilizado sem custos.

Dessa forma, fica a critério do usuário escolher qual app oferece as melhores funcionalidades para ele.

Em tempos de crise econômica, nada melhor do que ter boas opções gratuitas. E, como você pode ver neste artigo, não faltam opções.

Aproveite os Melhores aplicativos de Corrida

Para ajudar você que quer ter uma vida mais saudável, listamos aqui alguns dos melhores aplicativos de corrida.

Eles oferecem funcionalidades que tornam suas atividades mais assertivas. Além disso, mostram sua evolução para que você se sinta cada vez mais motivado.

Portanto, escolha uma das opções e leve uma vida mais saudável! A melhora da sua qualidade de vida será grande. Além de fortalecer seu corpo, isso também fará bem ao espírito. Então, boas corridas e fique sempre ligado em novas dicas.

Conhece algum app que ficou de fora dessa lista? Compartilhe conosco. Para isso, basta deixar um comentário. Ficaremos felizes em saber a sua opinião. Até a próxima!