Chefe da CFTC diz que reguladores não podem evitar casos como o da FTX

0
Chefe da CFTC diz que reguladores não podem evitar casos como o da FTX

Atualizado em 16/11/2023 por Ana Luiza

Em evento na Universidade de Georgetown, o presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), Rostin Behnam, fez um alerta preocupante sobre a capacidade dos reguladores em evitar futuros desastres semelhantes ao colapso da FTX.

Behnam destacou que, apesar do colapso da FTX ter ocorrido há mais de um ano, a situação regulatória do mercado de criptomoedas permanece inalterada, deixando-o vulnerável a eventos similares. Ele ressaltou que a CFTC, embora supervise os derivativos, possui poder limitado nos mercados à vista de criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum. Isso implica que a Comissão só pode intervir contra fraudes ou manipulações após serem relatadas, não sendo capaz de regular ou monitorar preventivamente as exchanges.

Os reguladores e a atual situação das criptomoedas

O presidente da CFTC participou da Conferência de Qualidade dos Mercados Financeiros da Universidade de Georgetown, onde compartilhou suas preocupações. Durante o evento, Behnam relembrou sua participação no Congresso no ano passado para testemunhar sobre o colapso da FTX. Ele revelou que a empresa estava em negociações com a CFTC antes de entrar com pedido de recuperação judicial em novembro de 2022.

Behnam descreveu a relação regulatória entre a CFTC e a FTX como “interessante”, mencionando a câmara de compensação regulamentada LedgerX. Esta bolsa de derivativos, adquirida pela FTX em 2021, foi uma prioridade para o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried. Este último, posteriormente, enfrentou acusações de fraude relacionadas ao colapso da exchange.

Durante o evento, Behnam também expressou sua decepção com a não aprovação da Lei de Proteção ao Consumidor de Commodities Digitais de 2022. Ele argumentou que essa legislação teria concedido à CFTC maior poder para regular os mercados de dinheiro, por meio de registro e outras ferramentas essenciais já disponíveis para a SEC.

A falta de avanço regulatório, segundo Behnam, deixa o mercado de criptomoedas vulnerável a colapsos, evidenciando a necessidade urgente de reformas para proteger os investidores e a integridade do mercado. O presidente da CFTC enfatizou a importância de ações regulatórias eficazes e instou a comunidade financeira a pressionar por mudanças significativas no cenário regulatório das criptomoedas.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui