Causas de mortes no Brasil são investigadas pelo MS com suspeita de hepatite misteriosa

0
Causas de mortes no Brasil são investigadas pelo MS com suspeita de hepatite misteriosa
Foto: Agência Brasil

Atualizado em 06/07/2022 por Pedro Moraes

O Ministério da Saúde avalia a possibilidade de dez mortes terem acontecido no Brasil em função da hepatite de origem desconhecida, intitulada de hepatite misteriosa. De acordo com a pasta, os óbitos foram de pessoas do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

Esses casos estavam no meio dos 96 que se encontravam na fase de investigação. Até o momento, 19 estados registram pacientes com sintomas da doença. Atrelado a isso, dez transplantes aconteceram, mas o ministério reforça que não existem casos consolidados da doença no país.

O maior número de casos em análise figura em São Paulo, com 32. Quatro das 21 cidades são da região metropolitana: Diadema, Embu-Guaçu, Itapevi e São Bernardo do Campo.

O diagnóstico da doença pode ser detectado por sintomas como febre, icterícia, convulsões, perda de consciência, urina escura ou fezes claras, dores nas articulações e dores musculares, náuseas, vômitos e perda de apetite.

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 920 casos prováveis da doença aconteceram em 33 países, além de 18 mortes e 45 transplantes. A organização ainda destaca que existe casos prováveis, apesar de negar a efetividade da hepatite misteriosa no mundo.

No aspecto do sexo biológico dos pacientes, o último relatório indicava que grande parcela dos contaminados engloba o sexo feminino. Com relação à idade dos pacientes, 78% deles são crianças com idades inferiores a 6 anos.

A princípio, os casos iniciais da doença aconteceram no dia 5 de abril deste ano. Na ocasião, o governo do Reino Unido sinalizou a OMS da existência de dez casos de hepatite de origem desconhecida na Escócia. Os pacientes, em suma, tinham menos de 10 anos.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui