Anticrime Comissao Da Camara Preve Pena Maxima Em 40 Anos Ref Sec Grupo3 Politica

0
Anticrime Comissao Da Camara Preve Pena Maxima Em 40 Anos Ref Sec Grupo3 Politica

Atualizado em 06/04/2022 por Redação


Anticrime: comissão da Câmara prevê pena máxima em 40 anos
Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime aprovou o aumento de 30 anos para 40 anos do tempo máximo de cumprimento de pena de prisão no País. O dispositivo aprovado determina que o novo limite deverá ser respeitado mesmo nos casos de várias condenações, cujas penas somadas ultrapassem 40 anos.

O deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que integra o colegiado, explicou que, em casos de várias condenações, a ampliação para 40 anos permitirá ao condenado alcançar a progressão de regime (liberdade condicional) antes de cumprir 100% da pena.

“No sistema atual, se a pessoa tiver várias condenações que somem 230 anos, por exemplo, ela cumprirá o período máximo de 30 anos sem direito a liberdade condicional. Ao definir o ponto de corte em 40 anos, o condenado poderá conquistar a liberdade após cumprir 38 anos”, disse.

Outro dispositivo aprovado só permite a concessão do livramento condicional ao preso que não tiver cometido falta grave nos últimos 12 meses. O entendimento do grupo de trabalho foi que a nova condicionante incentiva o bom comportamento dos detentos.

As medidas terão que passar ainda pelo Plenário da Casa. 

Saber mais
Seleccione as palavras-chave em baixo para receber alertas por mail e na App do Destak

Não há posts para exibir