Santos Funtoken será lançado pelo Mercado Bitcoin e mira em um mecanismo inovador em que a solidariedade deve dar o tom das ações

0
Santos Funtoken será lançado pelo Mercado Bitcoin e mira em um mecanismo inovador em que a solidariedade deve dar o tom das ações

Em 26 de outubro, ainda de 2022, ocorrerá o lançamento do Santos Funtoken, que é um ativo digital criado pelo Mercado Bitcoin Digital Assetes, que é a unidade dedicada à tokenização de ativos da maior corretora de criptoativos de toda a América Latina.

O funtoken do Santos Futebol Clube será chamado de Token da Vila, e será criado de acordo com as prerrogativas que o tornarão um mecanismo de solidariedade da Fifa.

A ideia é a de que os torcedores e admiradores do Santos possam contribuir com a restruturação financeira do clube e, ainda, investir em produtos criados pelo Santos, tal qual a iniciativa Meninos da Vila, que lançou no esporte nomes como Neymar Jr.

Cada um dos tokens, em sua oferta inicial, custarão 50 reais. O seu lastro será baseado no direito que o clube tem – 5% – em relação ao valor do passe de cada jogador entre 12 e 23 anos, que é o chamado mecanismo de solidariedade da Fifa.

Dessa forma, o Token da Vila receberá capitalização a cada vez que houver transferências de jogadores entre clubes. Embora 5% possa parecer pouco, vale lembrar que essas transações de transferências costumam ser milionárias.

Nessa primeira oferta dos Tokens da Vila, serão emitidos cerca de 600 mil tokens, o que faz com que sejam lançados ao mercado cerca de 30 milhões de reais em criptoativos.

De acordo com Rafael Soares, que é o executivo de marketing do Santos FC, o Clube segue atento às tendências de mercado e por conta disso que surge, agora, com essa ação de emissão dos seus funtokens, passos antes dados por clubes nacionais e internacionais de todo o mundo.

Saiba mais: Criptomoedas para investir ainda em maio: Conheça três iniciativas promissoras!

O que é o Santos Funtoken?

Um funtoken é um ativo digital que tem como fundamento ofertar experiências únicas para quem os possuir em suas carteiras. No caso do Santos funtoken, a ideia é fazer com que seja possível que os torcedores apoiem financeiramente ações do clube, como a Meninos da Vila, por exemplo.

Diferentemente de outros funtokens, que buscam oferecer experiências únicas para os seus investidores, como, por exemplo, escolher a camisa com que o clube irá participar de uma partida, o Santos Funtoken tem uma proposta muito mais focada em seus aspectos comerciais.

Isso porque, conforme falamos, é uma proposta centrada no mecanismo de solidariedade da Fifa, por meio do qual o clube recebe uma porcentagem do valor de passe de um atleta, valor que, no caso do Santos Funtoken, irá lastrear o ativo digital, fazendo com que ele possa valer cada vez mais conforme o tempo.

O Santos Funtoken será lançado ao mercado em outubro, por meio de uma oferta pública de venda. Nessa primeira fase, o valor do token será fixo, de 50 reais cada. Depois, uma vez aberto ao mercado secundário, poderá sofrer variações.

Saiba mais: Do Kwon, o CEO da Terralabs Form, responsável pelo LUNA, pode ter seus bens penhorados

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui