Rede Cosmos sofre falha e perde mais de 25 milhões de reais

0
Rede Cosmos sofre falha e perde mais de 25 milhões de reais

Atualizado em 10/06/2022 por Ana Luiza

O protocolo Osmosis Network, voltado para finanças descentralizadas, teve de paralisar todas as suas operações na altura do bloco #4713064 logo após sua equipe de desenvolvimento ter encontrado diferentes vulnerabilidades no seu código que, de caráter crítico, poderiam colocar em risco seus pools de liquidez.

No entanto, a falha não foi descoberta em tempo de um hacker poder, infelizmente, encontrar a brecha e se aproveitar dela, o que ocorreu na altura do bloco #4713062, apenas dois blocos antes da paralisação da rede. O resultado direto dessa ação hacker foi a perda do equivalente a pouco mais de 25 milhões de reais em tokens OSMO.

De acordo com o comunicado da rede à imprensa especializada, o ataque poderia ter mesmo comprometido toda a liquidez do pool afetado. No entanto, como a falha foi percebida ainda em tempo, o protocolo Osmosis Network conseguiu evitar uma crise ainda mais intensa em relação às suas perdas.

Ainda assim, a equipe de desenvolvimento da Osmosis Network não nega que houveram diferentes transações efetuadas com sucesso. E, conforme bem sabemos, as tentativas de reverter a pulverização dos investimentos que sempre ocorre após ataques como esse que a Osmosis Network sofreu é, quase sempre, infrutífera.

Dessa forma, agora temos de acompanhar os próximos passos e anúncios que a rede deverá fazer a fim de esclarecer os fatos para seus investidores e, sobretudo, tratar sobre a sua recuperação financeira e reforço dos protocolos de segurança.

Saiba mais: 5 tokens de jogos para investir: Saiba quais são eles e mantenha-os em sua carteira!

O ataque à rede Cosmos foi descoberto pelo Reddit

Um usuário da comunidade Osmosis Network foi um dos primeiros a perceber e a alertar a equipe de desenvolvimento a respeito da falha que havia comprometido a rede.

De acordo com a publicação feita pelo usuário, se qualquer cliente fizesse um depósito de recursos em um pool da Osmosis Network acabaria por ter 50% de retorno imediato, o que nunca deveria acontecer no protocolo, dado que isso acabaria com qualquer possibilidade de rentabilidade de faria com que mais moedas fossem lançadas no mercado, criando uma deflação do seu valor.

Rapidamente, no entanto, o usuário apagou a publicação, mas diferentes clientes tiveram tempo de explorar a vulnerabilidade da Osmosis Network, o que fez com que os fundos da rede fossem realmente roubados e, por óbvio, rapidamente pulverizados em diferentes contas, o que foi feito para dificultar a rastreabilidade dos ativos perdidos.

Em um dos casos, um hacker utilizou a vulnerabilidade da rede para fazer mais de 30 operações. A primeira operação envolveu o depósito de 101.230 tokens OSMO e, instantaneamente, obteve um lucro de 50%, saindo da posição.

Ao fazer essa mesma operação diferentes vezes, o hacker conseguiu levantar um faturamento de mais de 25 milhões de reais, causando a interrupção da rede para evitar maiores complicações em sua liquidez e sua deflação, sobretudo.

Saiba mais: Crypto Fighters Alliance é encerrada devido à falta de financiamento

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui