Recursos da saúde no MA são investigados por operação

0
Recursos da saúde no MA são investigados por operação
Foto: Polícia Federal/Operação Arconte

Atualizado em 20/10/2022 por Pedro Moraes

Na última quarta-feira (19), a Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram a operação Arconte. Essa ação investiga os crimes contra a Administração Pública, na área da saúde. Acima de tudo, mais de 160 policias federais e servidores da CGU estão sendo empregados.

De acordo com a PF, o grupo investigado realizava fraudes em procedimentos de dispensa de licitação no município de Caxias (MA), com o desvio de recursos públicos federais da área da saúde. Aspectos como verbas públicas que deveriam ser aplicadas no combate à pandemia de Covid-19.

Acima de tudo, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) gerou 44 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos nas cidades maranhenses de Caxias, São Luís, São José de Ribamar e também em Teresina e Cajueiro da Praia, no Piauí. No decorrer das investigações ficou constatada a integração de servidores públicos e empresários da área de saúde . Eles recebiam o repasse de recursos públicos de Caxias.

“A Controladoria-Geral da União identificou que, embora existissem no município de Caxias, 52 empresas com potencial para serem contratadas pelo município, as dispensas de licitação eram direcionadas para a contratação de empresas diretamente ligadas aos servidores públicos e particulares investigados. Somente em relação a duas empresas investigadas foi realizado o repasse total de aproximadamente R$ 9,45 milhões”, comunicou a PF em nota.

Sendo assim, os investigados vão poder responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. As penas podem alcançar até 43 anos de prisão.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui