PCC conquista posto bilionário com tráfico

0
PCC conquista posto bilionário com tráfico
Foto: Ilustrativa/Gabriel Jabur/Agência Brasil

Atualizado em 20/09/2023 por Pedro Moraes

O Ministério Público de São Paulo divulgou números impactantes sobre o faturamento do Primeiro Comando da Capital (PCC). A facção criminosa alcançou faturamento de R$ 4,9 bilhões por ano, segundo o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Nesse ínterim, a expansão e a sofisticação dos negócios da maior organização criminosa do país desperta o alerta geral até mesmo de autoridades europeias. Isso porque, desde 2020, cerca de US$ 1 bilhão ao ano, já foram conquistados, segundo o promotor de Justiça do Gaeco, Lincoln Gakiya.

O recorte dessa quantia compreende a arrecadação com o tráfico de drogas em São Paulo, mas, sobretudo, o lucro da cocaína comercializada para países da Europa. Além disso, o restante do lucro é adquirido com o comércio de drogas no estado.

Nos últimos anos, inclusive, o volume de cocaína que deixa os portos do Brasil ampliou significativamente. Em 2016 e 2017, cargas com 200 kg a 300 kg de droga eram distribuídas para o exterior por mês. Há dois anos, o despachado chegava a, no mínimo, uma tonelada de cocaína.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui