Ministra garante volta de ações para gestão de terras indígenas

0
Ministra garante volta de ações para gestão de terras indígenas
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Atualizado em 13/03/2023 por Pedro Moraes

O governo federal deseja retomar, com urgência, as ações necessárias ao avanço da implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas (Pngati). De acordo com informações divulgadas pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o Poder Executivo tem como porposta a efetiva participação da população indígena nos debates sobre a administração e proteção de suas terras.“Queremos retomar urgentemente, ainda em abril, a Pngati, que vai apoiar e fortalecer a produção dos povos indígenas”, garantiu a ministra ao participar hoje (13) da 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, que está sendo realizada na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, e reúne cerca de 2 mil representantes de várias etnias.

A Pngati foi instituída em junho de 2012, por meio do Decreto nº 7.747, promulgado pela então presidente Dilma Rousseff. Com a finalidade de “garantir e promover a proteção, a recuperação, a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais das terras e territórios indígenas”, a política nacional está estruturada em sete eixos e preconiza o respeito à autonomia sociocultural dos povos indígenas.

Nos últimos anos, organizações indígenas e ambientais denunciaram, repetidamente, o que classificaram como um “desmonte” da Pngati e de outras políticas indigenistas. Em junho de 2022, quando a política completou dez anos, mais de 50 entidades não governamentais apresentaram um manifesto em favor da retomada da Pngati.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui