Hacker ataca carteira criada na BNB e 5,2 milhões de reais são perdidos

0
Hacker ataca carteira criada na BNB e 5,2 milhões de reais são perdidos
Portrait of computer hacker in hoodie. Obscured dark face. Data thief, internet fraud, darknet and cyber security concept.

Atualizado em 19/10/2022 por Ana Luiza

Logo nas primeiras horas do dia 18, a BitKeep, uma carteira criada na BNB, sofreu um ataque hacker que fez com que fosse perdido mais de um milhão de dólares, o equivalente a mais de 5,2 milhões de reais, com base na cotação atual do dólar.

Na sequência do ataque, a BitKeep logo confirmou que ocorreu, de fato, tanto a invasão quanto o roubo dos fundos, em sua conta no Twitter. De acordo com o que foi anunciado pela empresa, o ataque teria ocorrido na BNB Chain, mas foi possível, mesmo assim, interromper rapidamente a ação do criminoso virtual, impedindo que mais dinheiro ainda fosse roubado.

No mesmo comunicado a empresa também afirmou que irá devolver todo o dinheiro que foi evadido para as contas que foram prejudicadas com esse ataque. Justamente para atender às possíveis vítimas do crime, a equipe já acionou o seu plano de reembolsos para que haja a devida restituição desses fundos.

Saiba mais: CNN é acusada de golpe envolvendo NFTs e sua comunidade se revolta

Como ocorreu o ataque

De acordo com o comunicado feito pela BitKeep, foi necessário suspender momentaneamente todos os seus serviços para garantir que não haverá mais nenhum problema envolvendo a segurança das criptomoedas baseadas no protocolo.

Depois de suspender os serviços, a equipe iniciou um procedimento bastante comum, que ativa portais de comunicação e de cooperação com diferentes agências de segurança, de forma que seja possível rastrear o grupo de hackers ou o hacker que está envolvido no roubo.

Nesse momento, a equipe de segurança da corretora está trabalhando para que seja possível rastrear o hacker para, então, recuperar os ativos que foram roubados.

Conforme dito, a BitKeep irá atuar de forma que seja possível reembolsar todos os usuários que foram afetados, que deverão receber o valor total de tudo o que fora roubado.

Logo depois do ataque, a empresa já fez a devida divulgação do seu plano de pagamento, que contará com as seguintes etapas:

1 – Criação de um portal de compensação de fundos em três dias úteis, contados a partir do último dia 18, para que seja possível solicitar o reembolso;

2 – Criação de um grupo no Telegram para que todos os usuários que foram afetados possam ter acesso ao progresso do plano de recuperação – em chinês e em inglês, de forma que todos tenham acesso. Por meio do grupo também será possível tirar dúvidas com a empresa.

Saiba mais: Índia está se preparando para lançar a sua própria moeda digital, a E-Rupia

Aumentam ataques hackers

As ações criminosas vêm aumentando perceptivelmente, sobretudo aquelas que atingem, especificamente, as finanças descentralizadas – o DeFi. Já no início de 2022, a TransitSwap perdeu mais de 21 milhões de dólares para um hacker que estava explorando uma falha interna em um smart contract.

Nesse mesmo ínterim, um outro protocolo DeFi baseado em Solana, o Mango Market, acabou por perder mais de 100 milhões de dólares para hackers que estavam explorando conexões entre redes BNB Beacon Chain e BNB Chain.

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui