Governadores Pressionam Bolsonaro Por Verbas Internacional Ref Sec Grupo2 Brasil

0
Governadores Pressionam Bolsonaro Por Verbas Internacional Ref Sec Grupo2 Brasil

Atualizado em 05/04/2022 por Redação


Governadores pressionam Bolsonaro por verba internacional
Foto: Marcos Corrêa/PR

Os Estados que compõem o grupo “Amazônia Legal” estão pressionando o governo federal para que seja aceita a ajuda financeira de outros países para combater os incêndios na Amazônia e preservar a floresta. Nesta terça-feira (27), os governadores dos nove Estados do bloco estiveram reunidos com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) para tratar do assunto.

O encontro entre os governos do Acre; Amapá; Amazonas; Pará; Rondônia; Roraima; Tocantins; Mato Grosso e Maranhão aconteceu um dia depois de Bolsonaro afirmar que não iria aceitar o aporte de R$ 91 milhões oferecidos pelos países do G7. A recusa aconteceu depois da crise diplomática entre a França e Brasil, depois que Bolsonaro trocou farpas com o presidente francês Emmanuel Macron.

Logo após o encontro com Bolsonaro, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que toda ajuda internacional é necessária. “Nós enfatizamos muito fortemente a necessidade da cooperação internacional, com defesa da soberania nacional claro. Porém, achamos que não é o momento de rasgar dinheiro”, disse.

Sobre as críticas do governo francês ao Brasil, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse que a Amazônia importa mais. “Estamos perdendo muito tempo com o Macron. Eu acho que temos que cuidar do nosso país, não desprezando a importância econômica que a França pode ter”, alegou.

Integrante do partido de Bolsonaro, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSL), também defendeu os repasses internacionais. “A gente toca mais uma vez na questão do Fundo Amazônia. Nós não podemos abrir mão de recursos. Nós esperamos que haja um entendimento entre o governo federal e os demais países.”

Especificamente sobre os recursos do G7, Bolsonaro afirmou ontem que para aceitar a ajuda Macron terá que “retirar insultos” contra ele e o Brasil.

Saber mais
Seleccione as palavras-chave em baixo para receber alertas por mail e na App do Destak

Não há posts para exibir