Cuba recebe primeiro encontro sobre Bitcoin

0
Cuba recebe primeiro encontro sobre Bitcoin

Atualizado em 31/05/2023 por Ana Luiza

O movimento Cuba Bitcoin, composto por entusiastas e defensores do Bitcoin na ilha caribenha, sediou um encontro histórico no famoso bar e restaurante “Amigo do Bitcoin, Pazillo”.

O evento reuniu mais de 60 pessoas, incluindo pequenos empresários, desenvolvedores de software, estudantes e até mesmo avós interessados em explorar o potencial da criptomoeda como uma “saída” para a economia local e uma forma de liberdade financeira.

Diferentemente dos encontros de Bitcoin no mundo ocidental, onde geralmente predominam homens brancos de meia-idade, o encontro exclusivo de Bitcoin em Cuba contou com uma ampla gama de participantes, refletindo a diversidade da sociedade cubana.

Paco de la India, conhecido vlogger e evangelista do Bitcoin, também marcou presença e apresentou uma palestra sobre a adoção da criptomoeda em todo o mundo.

Leia também: 5 criptomoedas para investir em junho

Cuba tem alto interesse em criptomoedas

O evento destacou o crescente interesse dos cubanos pelo Bitcoin, representando um afastamento do modelo econômico centralizado que moldou a economia do país por décadas. Mesmo enfrentando desafios como acesso limitado à internet, restrições financeiras e um governo de estilo socialista, os cubanos estão cada vez mais recorrendo à criptomoeda em busca de liberdade financeira.

Forte11, cofundador do Cuba Bitcoin e um dos organizadores do encontro, enfatizou que a missão do grupo é educar, não convencer os cubanos sobre o potencial do Bitcoin em Cuba.

“Cada pessoa tem a liberdade de expressão para decidir o que quer fazer. É educação, educação e educação em primeiro lugar”

Apesar de Cuba ser tecnicamente uma economia planejada centralmente, o governo recentemente flexibilizou as leis sobre a propriedade de empresas privadas. Esse novo ambiente se tornou um mercado-alvo para a adoção do Bitcoin, já que, juntamente com os recentes regulamentos de criptografia aprovados no país, agora é legal aceitar criptomoedas como forma de pagamento por bens e serviços.

Leia também: Receita Federal muda regras para declaração de criptomoedas

Encontro promoveu transações com Bitcoin

Durante o encontro, o grupo Cuba Bitcoin vendeu camisetas temáticas por 1.000 Satoshis (cerca de US$ 0,30) para que os participantes pudessem aprender sobre a rede Lightning de camada 2. As camisetas foram um sucesso e se esgotaram rapidamente.

No entanto, a principal discussão do dia girou em torno das dificuldades enfrentadas pelos cubanos para adquirir Bitcoin. Com uma baixa penetração de internet móvel e poucos smartphones disponíveis, o download de aplicativos ou carteiras de Bitcoin ainda é inacessível para muitos cubanos.

Além disso, devido ao embargo comercial dos EUA, bolsas de criptomoedas conhecidas, como Coinbase, Kraken e Gemini, não são bem-vindas em Cuba. Como resultado, os cubanos recorrem a trocas ponto a ponto para comprar Bitcoin.

Durante o encontro, “C”, co-fundador do Cuba Bitcoin, fez uma palestra sobre como comprar Bitcoin por meio de grupos de negociação no Telegram. Os cubanos podem adquirir a criptomoeda em troca de pesos cubanos ou da MLC cubana, uma stablecoin emitida pelo governo.

Erich Garcia Cruz, conhecido entusiasta de criptomoedas em Cuba, expressou sua opinião sobre o Bitcoin durante o encontro:

“Usando o Bitcoin, você pode ser uma pessoa livre. Temos muitas oportunidades aqui se ensinarmos a todas as empresas a usar o Bitcoin como método de pagamento, usar o Bitcoin como uma ferramenta de liberdade – pois esse é o caminho.”

Cuba já oferece opções para consumo em Bitcoin

Atualmente, mais de 10 empresas na capital de Cuba, Havana, já aceitam Bitcoin como forma de pagamento por bens e serviços. Encorajados pelo sucesso do primeiro encontro Cuba Bitcoin, os participantes planejam organizar futuros encontros e eventos regulares para continuar promovendo a adoção da criptomoeda no país.

O movimento Cuba Bitcoin está determinado a educar e capacitar os cubanos sobre o potencial do Bitcoin como uma alternativa financeira e uma ferramenta para a liberdade econômica, apesar dos desafios enfrentados na ilha. A crescente adoção da criptomoeda em Cuba promete trazer novas oportunidades e mudanças significativas para a economia local.

Leia também: FLOKI: TV chinesa impulsiona memecoin em 400% e pode subir ainda mais

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui