Congresso barra veto de Bolsonaro à Lei de cunho social

0
Congresso barra veto de Bolsonaro à Lei de cunho social
Foto: Divulgação

Atualizado em 19/12/2022 por Pedro Moraes

O veto direcionado para o projeto de lei que proíbe a aplicação da “arquitetura hostil” em espaços livres de cunho público foi derrotado, nesta sexta-feira, 16, pelo Congresso Nacional. Denominado também de “Lei Padre Júlio Lancelotti” em homenagem ao religioso que pratica trabalhos sociais em São Paulo, o PL 488/2021 foi vetado de forma integral pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Caracterizada pelo uso de materiais, estruturas e equipamentos com a proposta de afastar pessoas de praças, jardins, calçadas e viadutos, prejudicando, principalmente, cidadãos que moram nas ruas, a arquitetura abrange um caráter hostil.

A decisão aconteceu em sessão conjunta do Congresso Nacional, onde os parlamentares derrubaram o veto com os votos de 354 deputados, além de 60 senadores. Sob autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), o projeto modifica o Estatuto da Cidade e aponta como diretriz a “promoção do conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade na fruição de espaços livres de uso público, seu mobiliário e suas interfaces com espaços de uso privado”.

“Vencemos! Agradeço a todos que nos ajudaram de alguma forma para que esse projeto se tornasse realidade. Nossa iniciativa é mais um passo na direção da humanização necessária para a população em situação de rua. A compaixão com o próximo também passa pela estrutura de nossas cidades! Dedicamos esta conquista ao Padre Júlio Lancellotti, que tanto nos inspira”, assegurou Contarato.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui