Banco Central Anuncia Vazamento de Dados de 46 Mil Chaves Pix

0
Banco Central Anuncia Vazamento de Dados de 46 Mil Chaves Pix
Foto: Reprodução

Atualizado em 19/03/2024 por Ana Luiza

Na noite de segunda-feira (18), o Banco Central divulgou a ocorrência de um incidente de segurança que resultou no vazamento de dados do Pix sob a responsabilidade da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia).

De acordo com a autoridade financeira, o incidente foi causado por falhas específicas nos sistemas da instituição. No entanto, vale ressaltar que não foram comprometidos dados sensíveis, como senhas, detalhes de transações ou informações de saldo em contas transacionais, nem qualquer outra informação sujeita ao sigilo bancário.

O comunicado do BC destacou que as informações obtidas são de natureza cadastral, não permitindo a movimentação de recursos nem o acesso às contas ou a quaisquer outras informações financeiras. Especificamente, o incidente afetou dados cadastrais vinculados a 46.093 chaves Pix, incluindo nome do usuário, CPF, instituição financeira de relacionamento, agência, número e tipo de conta.

O Banco Central informou ainda que os indivíduos afetados pelo vazamento serão notificados exclusivamente por meio do aplicativo ou internet banking da instituição na qual são clientes. É importante ressaltar que nem o BC nem as instituições participantes utilizarão qualquer outro meio de comunicação com os usuários afetados, como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

Por fim, o Banco Central assegurou que foram tomadas as medidas necessárias para uma investigação detalhada do incidente e que serão aplicadas as sanções previstas na regulação em vigor. Essas ações visam garantir a segurança e a confiança no sistema financeiro, bem como proteger os interesses dos usuários do Pix e do sistema bancário como um todo.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui