João Senise faz show em homenagem a Tim Maia
Vanessa da Mata encerra turnê no Circo Voador
Teatro Negro de Praga chega aos palcos do Rio
Teatro tradicional usa luz negra no palco
Ao todo, há 33 produções na programação, incluindo clássicos do diretor, como 'Os Infiltrados' e 'Taxi Driver'
Um dos grandes cineastas da atualidade, Martin Scorsese ganhou uma mostra retrospectiva, em cartaz desde o dia 2 e até o dia 28 de janeiro, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro. É a primeira vez que o público tem a oportunidade de ver um panorama completo do diretor, com todos os longas-metragens de ficção, os primeiros curtas, os documentários e, ainda, um filme feito para a TV. Ao todo, são 33 produções.
A retrospectiva exibirá os 25 longas de ficção dirigidos por Martin Scorsese, desde a estreia, com "Quem Bate à Minha Porta?" ("I Call First", 1967), com o ator Harvey Keitel e a montadora Thelma Schoonmaker, grande colaboradores do diretor; até o último lançamento, "Silêncio" ("Silence", 2016).
Na lista, há também clássicos, como "Taxi Driver" (1976), que rendeu a primeira Palma de Ouro de Scorsese; "Os Bons Companheiros" ("Goodfellas", 1990); e "Os Infiltrados" ("The Departed", 2006), que deu a Scorsese seu único Oscar de direção, apesar de inúmeras indicações. Raridades, como "Sexy e Marginal" ("Boxcar Bertha", 1972) e "Caminhos Perigosos" ("Mean Streets", 1973), ainda estão na programação.
Além de "O Infiltrado", "O Aviador", "Gangues de Nova York" e "O Lobo de Wall Street", todos com o ator Leonardo Di Caprio no elenco, também fazem parte da mostra, que tem ainda "A Invenção de Hugo Cabret". Robert De Niro é outro ator que figura em filmes de Scorsese. Além de "Taxi Driver", ele está em "Touro Indomável", "Cassino", "O Rei da Comédia", "Os Bons Companheiros", "New York, New York", "Cabo do Medo"e "Caminhos Perigosos".
Três documentários, entre eles "Uma Viagem Pessoal Pelo Cinema Americano" ("A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Cinema", 1995), e quatro curtas-metragens, entre eles "The Big Shave" (1967), que fez o diretor levar seu primeiro prêmio para casa, o L’Age d’Or, e "Michael Jackson: Bad"(1987). O filme para TV que ainda compõe a lista é "Histórias Maravilhosas/Mirror, Mirror" (da série "Amazing Stories", 1986).
Após passar pelo Rio, a mostra Scorsese segue ainda para os CCBBs de São Paulo e de Brasília, além do CineSesc São Paulo, em fevereiro e março.
CCBB
Rua Primeiro de Março 66, Centro.
Telefone: (21) 3808-2020.
Estreou dia 2/1. Até 28/1.
Dias e horários, consulte o site do CCBB.
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).
Grátis em algumas sessões (senhas distribuídas 1h antes).