Recife Lança Moeda Digital Capiba para Incentivar Cidadãos

0
Recife Lança Moeda Digital Capiba para Incentivar Cidadãos

Atualizado em 08/04/2024 por Ana Luiza

No dia 2 de abril, a prefeitura de Recife introduziu a Capiba, uma moeda social digital projetada para recompensar os cidadãos por seu engajamento em atividades benéficas para a comunidade. Batizada em homenagem ao rio Capibaribe, que atravessa a cidade, essa iniciativa visa promover a convivência social e oferecer benefícios através do aplicativo Conecta Recife.

Funcionamento da Capiba

A Capiba opera dentro do aplicativo Conecta Recife, onde os cidadãos têm acesso a desafios em diversas áreas de serviços públicos, como esportes, saúde e cultura. Ao completarem esses desafios, os usuários recebem uma quantidade específica de Capibas, que podem ser acumuladas em diferentes categorias.

Posteriormente, essas Capibas podem ser trocadas por ingressos, cupons, vale-compras e outros benefícios em estabelecimentos parceiros da prefeitura ou empresas associadas, incluindo nomes como Uber, 99 e Assaí.

Visão e Impacto

O prefeito de Recife, João Campos, expressou a importância do programa como uma forma inovadora de promover bons hábitos entre os cidadãos. Ele destacou o potencial da Capiba para influenciar positivamente a vida dos recifenses, tanto em termos econômicos quanto de saúde.

Rodrigo Coutinho, secretário de Esportes, ressaltou o impacto significativo que uma moeda social pode ter ao recompensar os cidadãos por práticas positivas na cidade, abrindo caminho para um programa com potencial de crescimento considerável.

Acumulando Capibas

Atualmente, há três formas principais de ganhar Capibas: check-in em academias da cidade, participação em quizzes interativos fornecidos pela prefeitura e compartilhamento de conquistas nas redes sociais através do aplicativo.

Desenvolvimento e Regulamentação

O Conecta Recife e a moeda digital Capiba foram desenvolvidos pela Prefeitura de Recife em parceria com o Porto Digital e uma empresa especializada em gamificação chamada Capyba.

Embora existam centenas de moedas sociais em circulação no Brasil, a Capiba se destaca como a primeira totalmente digital na cidade de Recife. A iniciativa reflete uma tendência mais ampla, com um projeto de lei em tramitação no Congresso visando regulamentar as moedas sociais digitais em todo o país.

Segundo o relator do projeto, deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), essas moedas podem desempenhar um papel crucial no financiamento da microeconomia, contribuindo para a geração de riqueza e renda em nível local.

Embora não esteja claro se a Capiba utiliza tecnologia blockchain, como previsto no projeto de lei, a iniciativa representa um passo inovador no cenário das moedas sociais digitais no Brasil. O Portal do Bitcoin procurou a prefeitura de Recife para esclarecimentos adicionais, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta reportagem.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui