Urna eletrônica oferecerá mais tempo para eleitores conferir voto

0
Urna eletrônica oferecerá mais tempo para eleitores conferir voto
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Atualizado em 09/09/2022 por Pedro Moraes

Nas eleições de outubro deste ano, os eleitores serão contemplado co um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou, de forma inédita, que a urna eletrônica vai liberar a confirmação do voto, mediante o uso do botão verde “confirma”, após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou, em comunicado, o tribunal.

A medida tem por objetivo incentivar a conferência do voto e impossibilitar que o eleitor confirme sem querer. A princípio, o primeiro turno das eleições gerais acontecerá no dia 2 de outubro . Já um eventual segundo turno tem previsão de ocorrer no dia 30 do mesmo mês. Cinco cargos estão em aberto no próximo pleito.

O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal, com cinco dígitos. Depois, deve votar para senador, com três dígitos, e, então, para governador, dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.

Em seu portal, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, já com o tempo a mais para a confirmação do voto.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui