TCU aceita pedido para avaliar dívida de Bolsonaro

0
TCU aceita pedido para avaliar dívida de Bolsonaro
Foto: Marcos Corrêa/PR

Atualizado em 23/02/2023 por Pedro Moraes

O pedido feito pela CFFC (Comissão de Fiscalização Financeira e Controle), da Câmara dos Deputados, referente a investigação dos gastos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com o cartão corporativo, foi aprovado, nesta quarta-feira (15), pelos ministros do TCU (Tribunal de Contas da União), de forma unânime, de acordo com informações do portal Uol.

Em síntese, a intervenção indica que a Unidade de Auditoria Especializada em Governança e Inovação, conectada ao TCU, atuará em um processo para fiscalização dos gastos no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República, gabinete pessoal do presidente, além de Gabinete de Segurança Institucional.

Nesse sentido, a atuação do Banco do Brasil também vai ser investigada pelo tribunal, visto que a instituição financeira atua como operadora das despesas. Por essa causa, o trabalho levará em consideração o período de gastos de agosto a outubro do ano passado, isto é, período eleitoral.

Até o dia 8 de novembro do ano passado, o montante de gastos da Presidência com despesas sigilosas do cartão girava em torno de R$ 22.751.636,53. Já entre agosto e outubro, as despesas atingiram R$ 9.188.642,20.

Ainda conforme a publicação, dentro da decisão, os ministros também indicam que a fiscalização deve ser classificada como reservada, uma vez que compreende “informações que podem colocar em risco a segurança de altas autoridades, em especial o presidente e vice-presidente da República”.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui