Parlamentar alemã desafia euro digital e apoia revolução financeira com bitcoin

0
Parlamentar alemã desafia euro digital e apoia revolução financeira com bitcoin

Atualizado em 16/11/2023 por Ana Luiza

Enquanto a União Europeia avança em direção ao euro digital, uma destacada política alemã, Joana Cotar, membro do Bundestag e fervorosa defensora do Bitcoin, emerge como uma voz discordante no cenário político. Em uma entrevista exclusiva ao Cointelegraph, Cotar revelou suas preocupações sobre o euro digital e seu compromisso em promover a conscientização sobre os benefícios do Bitcoin.

A União Europeia, buscando moldar o futuro das finanças, finalizou recentemente sua legislação abrangente sobre criptomoedas, o Regulamento de Mercados de Criptoativos (MiCA), programado para entrar em vigor em 2024. Além disso, avança em seu plano para a introdução de uma moeda digital do banco central, o tão aguardado “euro digital”.

Embora muitos reguladores locais expressem apoio ao euro digital, um crescente movimento de oposição está se formando. Joana Cotar, conhecida por sua posição firme contra a moeda digital da UE, argumenta que o euro digital pode tornar os cidadãos “indefesos à [sua] mercê”, permitindo que os bancos centrais estabeleçam limites para pagamentos e propriedades.

Em entrevista, Cotar comparou as preocupações sobre o euro digital com o sistema de crédito social chinês, alertando para o potencial monitoramento total dos cidadãos. No entanto, autoridades do Banco Central Europeu e reguladores de proteção de dados da UE garantiram o respeito à privacidade nas transações digitais em euros.

Apesar de se posicionar contra o euro digital, Cotar é uma entusiasta do Bitcoin. À frente da iniciativa “Bitcoin no Bundestag”, ela busca aumentar a conscientização e educar os membros do parlamento alemão sobre o potencial e os riscos associados à criptomoeda.

“Estabelecer um comitê formal do Bundestag que reconheça as diferenças tecnológicas entre o Bitcoin e outros ativos criptográficos e lide principalmente com a importância do Bitcoin para nossa sociedade é muito importante para nós”, afirmou Cotar.

Além disso, a política experiente em Bitcoin propõe mudanças significativas na Alemanha, incluindo a capacidade de pagar impostos em Bitcoin e utilizar fazendas de mineração para estabilizar a rede elétrica. Ela destaca a importância de equilibrar a regulação para evitar atividades ilegais sem sufocar a inovação e os princípios de liberdade do Bitcoin.

Cotar acredita que suas ideias podem servir como modelo internacional, incentivando a cooperação global para desenvolver padrões gerais para o Bitcoin e seu uso transfronteiriço. Questionada sobre seu posicionamento em relação a outras criptomoedas, ela enfatiza: “Minha iniciativa é apenas Bitcoin.”

Com o BCE anunciando a “fase de preparação” para o euro digital, a resistência contra a moeda digital da UE ganha força, liderada por figuras como Joana Cotar, que busca influenciar a discussão em torno do futuro das finanças na Alemanha e além.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui