Lotes de café são suspenso por governo

0
Lotes de café são suspenso por governo
Foto: MAPA/Divulgação

Atualizado em 11/10/2023 por Pedro Moraes

Lotes de café com indícios de fraude precisaram ser recolhidos, após determinação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Dentro dos pacotes, do tipo torrado e moído, fiscais notaram pedaços de cascas e madeiras acima dos limites legalizados pela legislação misturados aos produtos.

Conforme relatado pelo Mapa na última sexta-feira (22), o excesso de cascas e paus de café possuem como proposta o aumento do volume dos pacotes. “Esses resíduos do beneficiamento do grão de café foram torrados como se fossem grãos de café legítimos”, relatou o coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal, Tiago Dokonal.

As marcas Fazenda Mineira, Jardim, Lenhador Extra Forte, Lenhador Tradicional, Balaio, Bico de Ouro e Bico de Ouro 100% Puro Robusta, foram responsáveis pelos lotes. No geral, os lotes afetados são: FAB08DEZ22 da Fazenda Mineira; 046/23/3D da Jardim; 59 da Lenhador Extra Forte; 59 da Lenhador Tradicional; 58 da Balaio; 02 e 05 da Bico de Ouro; e 04 da Bico de Ouro 100% Puro Robusta.

Todas as fiscalizações a lotes de café tiveram início neste ano, com a entrada em vigor da Portaria nº 570, que decreta o regulamento técnico do café torrado no Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura, uma força-tarefa composta por 16 auditores fiscais federais agropecuários e agentes do Mapa foi mobilizada, no mês de julho deste ano, nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal de forma a combater a fraude em cafés.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui