Dias Toffoli veta contra legítima defesa da honra

0
Dias Toffoli veta contra legítima defesa da honra
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atualizado em 03/07/2023 por Pedro Moraes

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), se posicionou, nesta quinta-feira (29), e votou para tornar inconstitucional o argumento da “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio. Essa medida compreende a aplicação do uso da justificativa no tribunal do júri.

Após ser iniciado nesta quinta, o julgamento contou com o voto de Toffoli apenas nesta quinta, em demonstração de ação contra a tese. Inicialmente, a Corte já havia decidido proibir o argumento em 2021, em julgamento virtual. Os ministros retomarão a análise definitiva do caso nesta sexta (30).

Em janeiro de 2021, a ação foi apresentada pelo PDT. Acima de tudo, a sigla argumenta que são incompatíveis com a Constituição absolvições de réus pelo júri com base na tese da “legítima defesa da honra”, classificada como “nefasta, horrenda e anacrônica”.

Em resumo, a lei compreende que “entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem”, o que significa dizer que a lei cuida da legítima defesa da vida.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui