Desistências de candidaturas para eleições 2022 são superiores às de 2018

0
Desistências de candidaturas para eleições 2022 são superiores às de 2018
Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Atualizado em 12/09/2022 por Pedro Moraes

O número de candidatos que optaram por desistir da disputa à cargos nas Eleições 2022 alcançou quase 800, somente um a menos. O prazo vai até esta segunda-feira (12). Os dados superaram a quantidade de desistentes alcançada nas eleições gerais de 2018, quando na oportunidade, 770 candidatos abandonaram a campanha.Neste ano, as desistências significam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas. Cerca de 876 (51,35%), até o último domingo (11), tiveram o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral por estarem ausentes dos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum impedimento, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa.

Além disso, outra razão para uma candidatura ser desconsiderada é quando o registro foi cancelado pelo partido, o que ocorreu 13 vezes até o momento. É possível ainda que o pedido sequer seja conhecido pela Justiça Eleitoral, em geral devido alguma irregularidade formal que impede seu julgamento. Neste ano, esse foi o caso de 15 registros.

Do mesmo modo, o cancelamento é validado em situações em que aconteceu morte de candidato. A princípio, desde o começo da campanha, três candidatos às eleições deste ano morreram – todos eles disputavam uma vaga de deputado federal. Em caso de indeferimento, cancelamento, não conhecimento ou morte, o partido ou federação pode apresentar um substituto em até 10 dias corridos.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui