Universidade de São Paulo (USP) inaugura prédio no metaverso

0
Universidade de São Paulo (USP) inaugura prédio no metaverso

Atualizado em 27/07/2023 por Ana Luiza

A Universidade de São Paulo (USP) se tornou a primeira universidade pública do Brasil a ter um prédio no metaverso. Em parceria com uma plataforma baseada em blockchain, a instituição construiu um edifício dentro do metaverso da USM, onde os usuários poderão interagir, realizar reuniões, encontros e workshops.

A parceria entre a USP e a USM foi firmada no ano passado, e a USP recebeu um terreno no metaverso como um NFT (Token Não Fungível), marcando um marco inédito para a universidade em termos de patrimônio digital.

Novo prédio da USP

O prédio no metaverso da USP foi idealizado para promover diferentes tipos de interação entre os usuários, incluindo alunos, professores, pesquisadores e visitantes. Segundo o professor Marcos A. Simplicio Jr., da USP, essa foi a primeira vez que a universidade adquiriu um NFT para seu acervo.

A parceria também envolve o University Blockchain Research Initiative (UBRI), que tem sede na Escola Politécnica e já contou com patrocínio da Ripple. A USP planeja realizar pesquisas no metaverso, explorando diversas áreas, como educação e psicologia, para avaliar o aprendizado e o comportamento em aulas e interações nesse ambiente virtual.

Essa iniciativa chega em um momento de destaque para a universidade, que alcançou pela primeira vez o “top 100” das melhores instituições de ensino do mundo no QS World University Ranking de 2024. Na edição deste ano, a USP ocupa o 85º lugar entre 1.499 universidades, superando a Universidade de Buenos Aires e se destacando como líder na América Latina.

Esse salto de 30 posições em relação a 2023 é atribuído ao aumento da empregabilidade dos ex-alunos da USP e à melhoria de sua reputação internacional. O vice-presidente sênior de QS, Ben Sowter, destacou o marco significativo alcançado pela USP, que agora faz parte do alto escalão da excelência global.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui