Terrorismo financiado por criptomoedas: Congresso dos EUA eleva urgência nas regulamentações

0
Terrorismo financiado por criptomoedas: Congresso dos EUA eleva urgência nas regulamentações

Atualizado em 16/10/2023 por Ana Luiza

Em resposta às recentes revelações de que grupos terroristas, incluindo o Hamas, estão recebendo doações em criptomoedas, o governo dos Estados Unidos está intensificando seus esforços para impor regulamentações mais rigorosas à indústria das moedas digitais.

O ataque perpetrado pelo Hamas contra Israel na semana passada lançou luz sobre o possível abuso das criptomoedas, levantando sérias preocupações quanto à falta de controle sobre esse setor em rápido crescimento.

O presidente bancário do Senado americano, Sherrod Brown, renomado por suas críticas à indústria de criptomoedas, anunciou que seu comitê iniciará uma investigação sobre o papel das moedas digitais nos financiamentos a grupos terroristas.

Por sua vez, a senadora Elizabeth Warren, fervorosa defensora de regulamentações mais rígidas para as criptomoedas, enxerga as ligações entre o Hamas e as moedas digitais como uma validação de sua causa.

Em uma entrevista citada pelo site Politico, a senadora afirmou: “O perigo do terrorismo financiado por criptomoedas é real e deve ser uma prioridade urgente para o Congresso. Há uma crescente coligação bipartidária de senadores empenhados em aprovar esta lei e em lutar contra o terrorismo em todo o mundo, sufocando seu financiamento.”

De acordo com um relatório do Wall Street Journal, carteiras digitais vinculadas ao Hamas receberam cerca de US$ 134 milhões desde o início de 2021. Essa revelação levanta questões sobre a eficácia das atuais medidas de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo no mundo das criptomoedas.

O senador Roger Marshall, no projeto de lei de Warren, enfatizou: “O uso de criptomoedas por organizações terroristas deve servir como um alerta ao Congresso para reprimir os ativos digitais e a lavagem de dinheiro que agora sabemos que estão ajudando a financiar os horríveis massacres em Israel.”

Enquanto o Congresso dos EUA se mobiliza para enfrentar esse desafio, a indústria de criptomoedas está sob crescente pressão. Kristin Smith, CEO da Blockchain Association, argumenta que o projeto de lei proposto pela senadora Warren não abordaria adequadamente o problema e, em vez disso, resultaria em atividades não regulamentadas.

A controvérsia em torno do financiamento do Hamas destaca a necessidade de que os defensores das criptomoedas comuniquem com mais eficácia seus casos de uso legítimos e conquistem o apoio do Congresso.

Enquanto o debate sobre a regulamentação das criptomoedas continua em Washington, a indústria enfrenta um momento crucial em sua busca por legitimidade e regulamentação.

Leia também:

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui