Nasdaq não deve lançar exchange até que haja princípios de regulamentação claros

0
Nasdaq não deve lançar exchange até que haja princípios de regulamentação claros

Atualizado em 13/12/2022 por Ana Luiza

A Nasdaq, um dos principais índices do mercado de ações dos Estados Unidos, afirmou que o lado varejista de criptomoedas já está saturado e que não deve, por conta disso, criar uma exchange – não até que princípios de regulamentação claros vigorem no país. A saturação se deve a muitos provedores de serviços de compra e venda de criptoativos estarem no mercado americano, buscando de forma simultânea por atender às necessidades dos investidores.

Por enquanto, a Nasdaq não tem planos de caráter imediato para lançar a sua própria exchange de criptomoedas, muito em parte porque não há nos Estados Unidos, um processo de regulamentação dos criptoativos em vigor, de acordo com Tal Cohen, vice-presidente executivo da Nasdaq. Sem certeza e clareza regulatória por parte dos formuladores de políticas públicas, o terreno de criação de uma exchange acaba por ser muito incerto.

Além disso, de acordo com Cohen, em uma entrevista concedida à Bloomberg, o varejo americano de criptomoedas já está muito saturado. Isso faz com que existam exchanges de criptomoedas de forma suficiente para atender às demandas e necessidades de investidores do mercado varejista.

Ainda acrescentou que a Nasdaq continuaria com seu foco em serviço de custódia de criptomoedas, que foram lançados recentemente, em 20 de setembro.

Cohen também afirmou que existem outros e novos serviços relacionados às criptomoedas e que são, hoje, o ponto focal da Nasdaq, ou seja, relacionados à criação de diferentes recursos de execução na plataforma, para que seja possível tanto mover quanto fazer a transferência de criptoativos.

Saiba mais: Kim Kardashian deverá pagar multa milionária à SEC por conta de propaganda feita para a EthereumMax sem autorização

Nasdaq se sente impedida de avançar no mercado de varejo das criptomoedas enquanto não houver regulamentação

Por enquanto, a Nasdaq, que é a segunda maior bolsa de valores do mundo, hesita em ingressar no mercado de criptomoedas dos Estados Unidos de forma “solo”, pois já lançou uma parceria com a principal provedora de serviços de corretagem do Brasil, a XP, para a criação de um serviço de exchange de criptomoedas em 2021.

Esse mercado de criptoativos tem passado por um ciclo de preços mais desacelerado, mas, ainda assim, os formuladores de políticas dos Estados Unidos ainda precisam, mesmo com um relógio caminhando a passos mais lentos, oferecer ao nicho uma estrutura mais clara para poder colocar todos os mercados de criptoativos ao alcance da lei.

Nessa mesma frente, a SEC, comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, liderada, hoje, por Gary Gensler, tem sido muito franca quando se trata de falar das vulnerabilidades que esse mercado nascente tem.

Ainda assim, mesmo com os inúmeros pedidos por regulamentações mais claras, tanto no Congresso quanto em outras frentes, os Estados Unidos não estão avançando em assuntos pertinentes à regulamentação do mercado de criptoativos.

Dessa forma, pode ser que a Nasdaq tenha de esperar um pouco mais.

Saiba mais: Bitcoin pode dobrar em seu valor com a regulação do mercado, diz chefe de órgão norte-americano

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui