Ginecologista vira ré após racismo em consulta

0
Ginecologista vira ré após racismo em consulta
Foto: Reprodução/TV Globo

Atualizado em 13/06/2023 por Pedro Moraes

Uma ginecologista virou ré na Justiça depois de disparar falas racistas a uma paciente negra. O caso aconteceu durante uma consulta médica, ocorrida no Rio de Janeiro. Durante o contato com a jovem, de 19 anos, a profissional de medicina sinalizou que a maioria das mulheres negras tem cheiro forte nas partes íntimas.

Acima de tudo, a situação aconteceu no começo do ano passado. Ao levar a afilhada em sua ginecologista de confiança para colocação de um DIU, Luana foi surpreendida. A médica, identificada como Helena Malzac, atendia na Zona Sul do RJ, em uma consulta particular. As informações são do programa Fantástico, da TV Globo.

”Ela disse que mulheres pretas têm mais probabilidade de ter um cheiro forte nas partes íntimas. De início eu me senti vulnerável, fiquei no meu canto”, relatou a jovem, que teve a identidade preservada.

A tia comentou que a gravação foi feita porque houve um estranhamento: “Na consulta comecei a ouvir que as pessoas negras tinham odores diferentes e aí veio meio um estranhamento. Comecei a gravar essa conversa porque, a partir desse estranhamento, eu entendi que não se tratava de uma informação útil para aquele momento”.

Após o caso, elas registraram a denúncia em uma delegacia com um Boletim de Ocorrência. Posteriormente, o Ministério Público denunciou a doutora Helena pelo crime de racismo. Com o trauma, a menina não retornou mais a uma consulta pela tensão.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui