Curitiba discute a aceitação do Bitcoin e de criptomoedas para pagamento de impostos

0
Curitiba discute a aceitação do Bitcoin e de criptomoedas para pagamento de impostos
CURITIBA, BRAZIL - Aug 27, 2017: People visiting the greenhouse of Curitiba Botanical Garden - Curitiba, Parana, Brazil

A capital do estado do Paraná, Curitiba, é mais uma das cidades do Brasil que está discutindo a adoção de criptomoedas para viabilizar formas mais tecnológicas para o pagamento de impostos. A ideia foi apresentada, em plenário na Câmara de Vereadores, pela vereadora Noemia Rocha, do MDB-PR.

Noemia Rocha, vereadora da cidade, se inspirou na proposta que foi aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade do Rio de Janeiro para apresentar sua proposta, que foi tratada em plenário no último dia 13 de outubro.

De acordo com a vereadora, Curitiba poderá, agora, estudar a proposta de aceitação de criptomoedas como forma de pagamento de impostos e seu projeto deverá, agora, ser avaliado pelo executivo da cidade, que tem como seu titular o prefeito Rafael Greca.

O texto apresentado tem como conteúdo o encaminhamento ao Poder Executivo a sugestão de estudar e tomar providências para que seja possível o recebimento de ativos de criptomoedas, mediante, então, o credenciamento de empresas que sejam especializadas na área para a viabilização de pagamentos de tributos municipais utilizando essa forma de execução.

Saiba mais: CNN é acusada de golpe envolvendo NFTs e sua comunidade se revolta

Entenda qual a justificativa apresentada pela vereadora para que Curitiba possa vir a receber criptomoedas como o Bitcoin como forma de pagamento de impostos

Logo que El Salvador passou a adotar o Bitcoin como sua moeda fiduciária, de curso legal, um evento ocorrido em Curitiba convidou a então ministra da Economia do país para explicar um tanto mais sobre quais foram os fundamentos que levaram o país a trocar a sua moeda em curso pela criptomoeda.

Depois do convite, a vereadora Noemia Rocha, que já está em seu terceiro mandato consecutivo, passou a estudar o tema e agora apresentou o projeto de lei sugestivo em questão, que deverá discutir, então, como criptomoedas poderão ser adotadas para viabilizar mais um meio de pagamento de impostos na cidade.

De acordo com Noemia Rocha, a justificativa para o projeto para a cidade de Curitiba é que os criptoativos já se tornaram ativos financeiros de grande popularidade tanto no Brasil quanto no mundo todo, sendo, hoje, alternativas para a estatização da moeda.

Curitiba sempre foi tida no Brasil como uma cidade inovadora, o que faz parte da justificativa dada por Noemia Rocha para a sua apresentação. Por conta disso, seria muito importante, de acordo com ela, estudar a viabilidade da adoção de novas formas de economia em seu ecossistema.

A cidade já conta com uma estrutura inovadora, sendo, hoje, o Vale do Pinhão, um expoente quando se trata de soluções criativas e tecnológicas no Brasil.

Outro fato que não pode deixar de ser mencionado foi o processo de adoção das criptomoedas como forma de pagamento de tributos no Rio de Janeiro, que vem inspirando mudanças em relação à maneira como cidades enxergam o potencial da criptoeconomia em suas organizações financeiras.

Saiba mais: Índia está se preparando para lançar a sua própria moeda digital, a E-Rupia

 

 

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui