Campanha cita possibilidade de volta da paralisia infantil

0
Campanha cita possibilidade de volta da paralisia infantil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Atualizado em 23/08/2022 por Pedro Moraes

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) oficializou, na última segunda-feira (22), a campanha Paralisia Infantil – A Ameaça Está de Volta. O intuito da medida é incentivar a procura da vacinação contra a poliomielite, que está sendo realizada desde o dia 8 deste mês pelo Ministério da Saúde. Tanto nas redes sociais quanto  por parte dos profissionais de saúde, a ação será feita.

O Brasil, a princípio, registrou queda de coberturas vacinais desde 2015. A poliomielite, por exemplo, tem apresentado preocupação por parte de pesquisadores, visto que o movimento de queda reflete no ressurgimento de casos em locais em que a doença já estava erradicada, como Estados Unidos, Malawi e Israel. No Brasil, o último caso confirmado foi em 1989.

Estima-se que três em cada 10 bebês brasileiros nascidos em 2021 não tomaram as doses da vacina intramuscular contra a pólio, previstas para os 2, 4 e 6 meses de idade.

A proteção contra a doença também requer doses em gotinhas aos 15 meses e aos 4 anos de idade, e, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, somente 54% das crianças completaram o esquema vacinal no ano passado, enquanto a meta que deve ser atingida para garantir a imunidade coletiva é de 95% das crianças vacinadas.

Para melhorar esse cenário, começou em 8 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, e, no último sábado, foi realizado o Dia D de Mobilização.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui