Anvisa aprova aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos

0
Anvisa aprova aplicação da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Atualizado em 14/07/2022 por Pedro Moraes

O uso da vacina Coronavac no combate contra a Covid-19 no público infantil entre 3 a 5 anos de idade no Brasil está autorizado. A decisão aconteceu de forma unânime pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na qual os diretores da organização escolheram a ampliação da aplicação por meio de uma reunião pública realizada na última quarta-feira (13).

Acima de tudo, a medida acontece depois da avaliação técnica do pedido do Instituto Butantan, aplicado no dia 11 de março deste ano. “Essa vacina é produzida no nosso país, por instituição centenária, de credibilidade firmada e estabelecida no cenário nacional e internacional, o Instituto Butantan”, declarou o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres.

Em seguida, o gestor frisou a busca incessante por alternativas para abranger todas as faixas etárias admitidas pela sociedade. “Destaco a ausência de opções vacinais para a faixa etária aqui debatida, o que leva à necessidade de se buscar soluções para contemplar essa relevante parcela da população”, acrescenta Torres.

No decorrer do processo, a Anvisa efetivou comprovação de dados e informações adicionais aos pesquisadores do Butantan. Outra medida foi a busca de informações acerca do uso da vacina em crianças no Chile, bem como em estudos de efetividade feitos no Brasil com a população infantil e adolescentes vacinadas.

Para uso emergencial na população adulta no Brasil, a Coronavac está apta desde o dia 17 de janeiro de 2021. A agência, no entanto, autorizou o uso da vacina em crianças e adolescentes apenas no dia 20 do mesmo mês, porém para 6 a 17 anos de idade. Já em julho, a Anvisa recebeu o pedido do Butantan de registro definitivo da Coronavac, que tem prazo de análise de 60 dias.

Não há posts para exibir

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui