Você está em: São Paulo > Viajar > Cultura, saúde e história de Araxá atraem

<< voltar

Viajar

Cultura, saúde e história de Araxá atraem

06 de Dezembro de 2017

Como os mineiros de lá mesmo dizem, Araxá atrai o turista é pela cultura mesmo - já que não tem praia, nem montanha nem outra das grandes belezas naturais que parecem encantar quem procura novos ares e paisagens.

Mas, se o que o viajante busca é contato com a história brasileira e com a cultura, bom, então Araxá tem algumas contribuições a fazer. Com espaço ainda para alguns cuidados com a saúde.

No front da História, o visitante vai gostar de conhecer mais sobre a história de Ana Jacinta de São José - a dona Beja (1800 - 1873). Beja (ou Beija, como também é aceito seu apelido) foi uma cortesã que se tornou uma personagem de força e influênca política na cidade.

Araxá tem um museu dedicado a dona Beja, que inclusive abriga os vestidos utilizados pela atriz Maitê Proença, na novela "Dona Beija". O imóvel não foi residência dela, mas historiadores dizem que o imóvel foi construído no período em que ela morou na cidade (de 1805 a 1853), no século 19.

Outro marco da história local (na verdade, importante para a própria história brasileira) é a Árvore dos Enforcados, que fica próxima ao centro da cidade. A lenda local é que dois escravos irmãos foram nela enforcados após terem matado seu proprietário, um homem particularmente cruel.

A cidade ainda conta com um museu interessante: o Museu Calmon Barreto. Fundado em 1996 (dois anos após a morte do artista araxaense), ele conta com cerca de 300 peças - o que faz dele o museu com o maior número de obras de um único artista.

Termas

Mas Araxá atrai ainda pelas águas de suas fontes termais. A lama formada com elementos da terra do local teria propriedades curativas, relaxantes e terapêuticas, e gente do país todo, e de muitos países, vai à cidade conhecer.

As termas fazem parte hoje do complexo hoteleiro Tauá, mas a utilização não é exclusiva para hóspedes.

0
354649


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif