Você está em: São Paulo > Seu Valor > Um terço dos maiores de 50 pode perder vaga

<< voltar próxima matéria >>

Seu Valor

Um terço dos maiores de 50 pode perder vaga

10 de Outubro de 2017

São 54 milhões de pessoas, 47% ainda trabalham e 32% correm o risco de perder o emprego, sobretudo por causa dos avanços tecnológicos.

Esse é o perfil dos maiores de 50 anos no país traçado pela pesquisa inédita do instituto de pesquisa Locomotiva, presidido por Renato Meirelles, ex-Data Popular.

A pesquisa ouviu presencialmente 1650 pessoas espalhadas por 70 cidades brasileiras entre os dias 21 e 29 de agosto.

Metade da renda desses brasileiros (51%) vem do trabalho e o restante de aposentadoria e pensão.

O levantamento mostra ainda que entre o público com 50 anos ou mais atualmente no mercado, 36% trabalha por conta própria, 32% atua no setor privado, 15% está empregado na administração pública, 9% é empregado doméstico e 8% é empregador.

"Fala-se em trabalhar mais, em como pagar o aposentado, mas não vejo debate sobre como manter no emprego pessoas com 50 anos ou mais. Não se discute requalificação profissional nessa faixa etária", afirmou Meirelles.

Segundo o pesquisador, o modelo de legislação trabalhista é pouco permeável a pessoas mais velhas." O Brasil tem o programa do primeiro emprego, mas não tem o do último emprego", disse.

Essa faixa movimenta R$ 1,6 trilhão por ano, o dobro do consumo da Holanda. "É o principal mercado consumidor do nosso país, que vai comprar móveis, notebook, tablet, fazer viagens nacionais e que não se enxerga nas propagandas", disse Meirelles.

Até 2045, essa população deve somar 93 milhões de pessoas.

Plano de saúde

Outro dado apresentado pela pesquisa é sobre a preocupação com a saúde. Sete em cada dez brasileiros acima de 50 anos disseram estar mais preocupados do que há dez anos. Contudo, apenas um quarto dessa parcela da população possui plano de saúde.

A maioria (59%) acredita que paga muitos impostos e 77% preferem ter melhores serviços do que pagar menos impostos.

Além disso, a internet mudou para melhor a vida de 87%, e eles se dizem otimistas: 49% responderam que o Brasil vai melhorar em 2018 e 65% acreditam que sua própria vida vai melhorar.

Um terço dos maiores de 50 pode perder vaga
0
349799


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif