Você está em: São Paulo > Seu Valor > Prévia sinaliza pior recessão em 25 anos

<< voltar próxima matéria >>

Seu Valor

Prévia sinaliza pior recessão em 25 anos

16 de Fevereiro de 2017

O IBC-Br, divulgado pelo Banco Central (BC) e que busca ser uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas em um país), mostrou um tombo recorde em 2016, marcando o segundo ano consecutivo de profunda recessão.

Segundo o indicador, a economia brasileira despencou 4,34% no ano passado. Se confirmado pelo IBGE (o dado oficial sai no dia 7 de março), será o pior resultado para a economia brasileira desde 1990, quando houve retração de 4,35%. Para 2015, o IBC-Br havia estimado queda de 4,07% e o índice oficial confirmou recuo menor, de 3,8%.

Os dados compilados pelo BC confirmam que a esperada recuperação da atividade não começou no ano passado. No quarto trimestre, a queda da atividade foi de 0,36% sobre o trimestre anterior.

O tombo na economia foi generalizado no ano passado. Dados recentes mostram que o varejo brasileiro teve queda de 6,2% em 2016, pior dado histórico, com a demanda fraca impactando as vendas, com destaque para supermercados. O setor de serviços foi na mesma linha, com contração recorde de 5% em meio às fortes perdas na atividade de transportes.

Por sua vez, a indústria brasileira teve uma retração de 6,6%, no terceiro ano seguido de perdas.

Para o professor da Universidade Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, "a necessidade de correção dos desequilíbrios macroeconômicos, como a inflação e o déficit fiscal, associados ao cenário político interno, foram os principais responsáveis pela queda" em 2016.

Otimismo moderado

Especialistas indicam, porém, que a recuperação virá já neste início de 2017, mas ainda tímida.

Rafael Bacciotti, economista da Tendências, espera uma alta de 0,1% no primeiro trimestre, com a inflação mais baixa, que permitiu corte nos juros, e os bons resultados da balança comercial.

Prévia sinaliza pior recessão em 25 anos
0
328908


PUBLICIDADE

Corrida TV+ Destak - Etapa São Caetano do Sul

PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif