Você está em: São Paulo > Saúde > Alongar antes do exercício reduz rendimento em 5,5%

<< voltar

Saúde

Alongar antes do exercício reduz rendimento em 5,5%

07 de Abril de 2013

Um estudo realizado pela Universidade de Zagreb, na Croácia, apontou que fazer alongamento, antes da prática qualquer exercício físico, diminui o rendimento do atleta em até 5,5% Além disso, o alongamento pode aumentar as chances de sofrer uma lesão muscular durante a atividade.

A explicação, segundo os cientistas croatas, vem do fato de que o alongamento, ao contrário do que se pensa, reduz a elasticidade dos tendões, condição essencial para se lidar com cargas de energia durante o exercício.

Os pesquisadores também indicaram que esticar as articulações por longos períodos pode afrouxar a resistência muscular, o que explicaria os maiores risco de lesões. A pesquisa foi feita baseada em 104 estudos sobre o tema.

Outro estudo, publicado no "Journal of Strenght and Conditioning Research", dos Estados Unidos, corrobora com essa constatação ao afirmar que jovens que se alongam antes de levantar peso têm desempenho 8,3% menor. Atletas de outros esportes, como os que necessitam impulsão, também têm o desempenho diminuído em até 3%.

0
188050


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif