Você está em: São Paulo > Saúde > Adolescentes estão iniciando vida sexual ainda mais cedo

<< voltar próxima matéria >>

Saúde

Adolescentes estão iniciando vida sexual ainda mais cedo

23 de Junho de 2013

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 28,7% dos estudantes na faixa etária entre 13 e 15 anos de idade já tiveram relação sexual. Foram entrevistados 110 mil alunos do Ensino Fundamental. O estudo, realizado em 2012, também aponta que 40,1% dos meninos já passaram pela experiência e 18,2% das meninas já tiveram a primeira relação sexual. Em relação ao uso do preservativo, 75,3% contaram ter usado a camisinha na última vez. Ainda segundo o levantamento, meninos entre 13 e 15 anos de idade iniciam a vida sexual mais cedo que as meninas na mesma faixa etária. Na maioria das vezes, os adolescentes não abrem mão do preservativo.

A pesquisa mostrou ainda que em 2012 cerca de 90% dos alunos afirmaram ter recebido informações sobre DST nas escolas, tanto na rede pública quanto na privada. Nas regiões Sul, Norte e Nordeste, o número que respondeu "sim" a esse item é maior. Nos colégios, 69,7% também disseram que foram orientados sobre como obter preservativos gratuitamente na rede de saúde.

Tendência mundial

Os dados sobre iniciação sexual coletados pelo IBGE com base em entrevistadas a estudantes de todo o País são semelhantes aos encontrados em pesquisas com jovens da Organização Mundial da Saúde(OMS) em outras regiões do mundo.

Dentre os principais fatores de proteção contra o comportamento sexual de risco estão ações educacionais nas escolas, campanhas educativas do governo e envolvimento da família na educação.

0
199336