Você está em: São Paulo > São Paulo > SP: idade dos ônibus é a maior desde 2005

<< voltar próxima matéria >>

São Paulo

SP: idade dos ônibus é a maior desde 2005

18 de Junho de 2017

A idade média da frota de ônibus que circulam na capital é a maior desde 2005. De acordo com dados da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema, a maior parte dos veículos que operam dentro da concessão tem seis anos.

A legislação municipal prevê que a idade limite permitida para que os coletivos transportem passageiros seja de 10 anos.

No caso dos contratos em sistema de permissão, em sua maioria com as cooperativas de ônibus e micro-ônibus, a idade da frota é de cinco anos e dois meses, a maior desde 2003.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes informou, por meio de nota, que o edital para contratação de novas empresas de ônibus está em fase de finalização e que a licitação tornará o sistema mais seguro.

"A frota deverá ser renovada e a qualidade do serviço estará diretamente relacionada à remuneração dos operadores. O edital será submetido à consulta pública até o fim do mês. Esta é uma das principais prioridades da atual administração", declarou.

O ano em que a cidade tinha a frota de ônibus mais nova foi 2008. Na época, a idade média dos ônibus era de quatro anos e dois meses. Já no sistema de permissão, 2004 foi ano com os veículos mais novos, que tinham em média dois anos e nove meses.

Nova licitação

O novo edital deve mudar o desenho das linhas e o sistema de remuneração dos empresários, além de prever exigências, como acessibilidade (hoje, 90% da frota é acessível), ar-condicionado (benefício atualmente em 13,9% dos veículos) e acesso a internet (5,5% tem WiFi). As audiências públicas para debater as mudanças acontecem dos dias 26 a 28 deste mês.

SP: idade dos ônibus é a maior desde 2005
0
338948


PUBLICIDADE

COD1141_conversordevinil_315x260_gif